Salles ironiza Greenpeace, que rebate: 'ministro mente'

O ministro do Meio Ambiente falou sobre a organização em publicação no Twitter

seg, 21/10/2019 - 12:03
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil

Alvo de diversas críticas diante da proliferação do óleo nas praias do Nordeste, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou um vídeo no Twitter, nesta segunda-feira (21), ironizando uma fala do Greenpeace sobre a limpeza dos locais atingidos pela substância. 

O vídeo compartilhado pelo ministro aponta a organização afirmando que para a retirada do óleo das praias é necessário equipamentos técnicos específicos e a atuação de instituições especializadas. Ricardo Salles ironiza a afirmação: "O Greenpeace 'explicou' porque não pode ajudar a limpar as praias do Nordeste.... ahh tá..." 

Embed:

A gravação foi divulgada pelo próprio Greenpeace, explicando dúvidas sobre as manchas de óleo que surgiram no litoral nordestino e a atuação deles. Logo depois, ainda pelo Twitter, a organização rebateu Salles. 

"Olá, ministro. Que bom que você viu um dos nossos conteúdos. Pena que você não colocou a parte em que dissemos que apesar dos riscos, temos voluntários ajudando na limpeza de óleo nas praias desde setembro, época em que o senhor ainda estava na Europa", rebateu, alfinetando.

Ainda na rede social, a ONG argumentou que “no lugar de agir de forma concreta” o ministro “prefere culpar ONGs como o Greenpeace”. “O ministro MENTE e espalha falácias sobre a atuação de ONGs, como vimos nas queimadas na Amazônia, como forma de desviar a atenção da sua própria inação e incompetência”, observou.

“Voluntários, tanto do Greenpeace quanto locais, se mobilizam como podem e potencialmente colocam sua saúde em risco por um bem maior: o bem-estar das praias e sua biodiversidade. Para ajudar a população na limpeza também estamos comprando e disponibilizando equipamentos de segurança para minimizar o contato com o petróleo. Um papel que deveria ser do governo mas que, por completa falta de competência, pouco fez de efetivo”, acrescentou.

COMENTÁRIOS dos leitores