Cidadão ilustre, Bolsonaro pode extinguir cidade natal

O presidente retornou ao município para reafirmar sua origem e conquistar votos na corrida presidencial. No entanto, tal orgulho aparentemente foi suplantado pelo desejo de Paulo Guedes

por Victor Gouveia sex, 08/11/2019 - 15:06
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O prefeito da cidade desaprovou a PEC Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Natural de Glicério, localizado a 490 quilômetro da capital paulista, o presidente Jair Bolsonaro pretende pôr fim a sua cidade. Para destravar a economia, seu governo propôs uma PEC que visa fundir municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria abaixo de 10% da receita total.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Glicério tem uma população de 4.815 habitantes e possui tal déficit de arrecadação. Há 93 anos, o município foi emancipado e, caso a proposta passe no Congresso, pode tornar-se um distrito.

Bolsonaro saiu da cidade com menos de um ano de idade e só retornou durante a campanha presidencial. Ele discursou na praça principal e reafirmou sua origem para conquistar votos. No entanto, aparentemente tal orgulho foi suplantado pelo projeto de Paulo Guedes, quem comanda as diretrizes econômicas.

"Não apoio e não aprovo. Tem município pequeno com dificuldade, tem sim, muitos; mas não é por culpa do município. É pelo sistema que existe hoje na nossa política de distribuição de renda. O governo federal leva muito dos municípios e repassa pouco, essa é a realidade", afirmou o prefeito de Glicério, Ildo Gaúcho (PSDB) à rádio CBN.

COMENTÁRIOS dos leitores