Liberdade: Lula é solto e vai para os braços da militância

Já nos braços do povo, o líder petista agradeceu o apoio dos manifestantes "todo santo dia vocês eram o alimento da democracia que eu precisava"

sex, 08/11/2019 - 17:04
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O líder da esquerda no Brasil está solto. Após 580 dias na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Lula teve sua liberdade concedida nesta sexta-feira (8), após a decisão do STF que derrubou as prisões em segunda instância. De olho nas eleições de 2022, o petista já estuda promover caravanas ao redor do país para contrapor Jair Bolsonaro nas urnas.

A principal figura da oposição foi condenada pelo então juiz Sérgio Moro -atual ministro da Justiça- e estava preso desde 7 de abril de 2018 sob a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Tríplex do Guarujá, no Litoral de São Paulo. Desde então, camadas populares uniram forças para reivindicar a liberdade do petista, considerada pelos próprios como inconstitucional.

No decorrer desta odisseia, o vermelho foi abraçado pelos manifestantes que se alojaram em frente à sede da Polícia Federal desde o primeiro dia da prisão e promoveram uma série incontável de protestos ao redor do Brasil. A campanha contra o presidente Jair Bolsonaro #Elenão, deu vez ao #LulaLivre, frase que reverberou em passeatas e até virou tema de músicas. Enquanto a famosa 'arminha', que simboliza o atual presidente foi suplantada pela letra 'L' feita com os dedos polegar e indicador.

O relógio indicava 17H42 quando Lula foi abraçado pela multidão de manifestantes. Os sorrisos multiplicaram-se ao redor do estadista que seguiu até um palanque para retribuir o carinho.  Antes do seu primeiro discurso, o Hino Nacional foi entoado. 

"A vida inteira tive conversando com o povo brasileiro e não pensei que no dia de hoje eu poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias gritaram aqui bom dia, boa tarde e boa noite Lula, não importa se estivesse chovendo ou que estivesse 40 graus. Todo santo dia vocês eram o alimento da democracia que eu precisava", agradeceu. Lula também expôs sua insatisfação ao classificar como ‘lado podre’ as esferas que estiveram envolvidas em sua prisão. 

 













































 

 

COMENTÁRIOS dos leitores