Cadastro biométrico: TRE realiza mutirão em Abreu e Lima

Ação acontece neste sábado (23), das 8h às 13h

sex, 22/11/2019 - 11:40
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai realizar um mutirão, neste sábado (23), para que eleitores de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, possam realizar o recadastramento biométrico. Os postos de atendimento da cidade vão funcionar das 8h às 13h. 

Dos 45 municípios que integram o atual ciclo da biometria, Abreu e Lima é o maior deles, com 79.927 eleitores. Até o momento, contudo, apenas 54,76% fizeram a biometria. Quem deixar para fazer a biometria no final do prazo poderá ter dificuldade no processo de agendamento e enfrentar longas filas.

De acordo com o TRE, o recadastramento biométrico é fundamental para evitar fraudes eleitorais. Quem não fizer, terá o título cancelado e, assim, poderá perder benefícios como Bolsa Família e Minha Casa e Minha Vida. Além disso, não poderá tomar posse em cargos públicos, nem tirar passaporte ou fazer empréstimos em bancos oficiais. O jovem que for aprovado no Enem também não poderá se matricular em Universidades, entre outros transtornos.

Serviço:

Em Abreu e Lima, os postos de recadastramento são: 

- No Cartório Eleitoral (Av. Duque de Caxias, 439 – Centro); 

- Na Biblioteca da Escola Professor José Francisco de Barros (Av. Duque de Caxias, 439 – Centro)

- No Conselho de Moradores de Caetés II (Rua Trinta e um, n.º 6 – Caetés II).

O atendimento será feito através de agendamento que pode ser realizado no site do TRE-PE ou pelo aplicativo Agendamento Eleitoral PE. O app está disponível para download nas lojas do Android (Play Store) e iOS (Apple Store). Na ocasião, o atendimento também poderá ser feito através da entrega de senhas nos locais.

Para realizar o serviço de cadastro ou revisão biométrica é necessário comparecer ao local no horário agendado munido do documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver). Homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, precisam levar também um documento que comprove o alistamento militar obrigatório.

COMENTÁRIOS dos leitores