Gilmar Mendes defende reforma no sistema prisional

Ministro se referiu ao relatório divulgado pelo governo federal que mostra a condição de violência em que vivem presos LGBT no sistema prisional brasileiro

por Francine Nascimento sex, 07/02/2020 - 09:09
Pedro França/Agência Senado Pedro França/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pronunciou-se sobre o relatório inédito do Governo Federal que aponta vulnerabilidade de grupos LGBT no sistema prisional brasileiro. O ministro defendeu em seu Twitter a urgente reforma do sistema prisional, pois "é dramática a situação dos grupos LGBT nas penitenciárias brasileiras".

Embed:

De acordo com a pesquisa chamada "LGBT nas prisões do Brasil: Diagnóstico dos procedimentos institucionais e experiências de encarceramento", publicada nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, travestis, transexuais sofrem diversos tipos de violência devido às suas condições de gênero.

O documento ainda revelou que é uma prática comum nos presídios masculinos que as travestis e mulheres trans são obrigadas pelos outros presos a se vestirem e se comportar que nem homens. Inclusive, elas não têm o nome social respeitado dentro das penitenciárias.

COMENTÁRIOS dos leitores