MPF pede multa a Bolsonaro por descumprir isolamento

No último domingo (29), Bolsonaro circulou por Brasília e cumprimentou populares

seg, 30/03/2020 - 12:25
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Bolsonaro circulou por Brasília no último domingo (29), descumprindo o isolamento Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode ser multado por descumprir as orientações dos órgãos de saúde que prevêem isolamento durante a crise do coronavírus. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal do Rio de Janeiro que estipulasse uma multa ao governo pelo descumprimento da decisão judicial que proíbe a União de adotar qualquer ato de estímulo contra o isolamento social. 

No último domingo (29), Bolsonaro circulou por diversos pontos de Brasília e cumprimentou populares, descumprindo a recomendação das entidades sanitárias, e a decisão da Justiça, de se manter o isolamento social. Desde a última terça (24), quando fez um pronunciamento em rede nacional minimizando a importância da quarentena, o presidente vem estimulando a população a retomar suas atividades cotidianas. Ele também vem atacando prefeitos e governadores  que estão adotando medidas restritivas e garantiu que vai repetir agendas públicas como as do último domingo. 

Diante disso, e do pedido do MPF, a Justiça estabeleceu multa de R$ 100 mil, a ser paga pela União, em caso de atos do governo ou de autoridades que a desrespeite.

COMENTÁRIOS dos leitores