Blogueiro bolsonarista é preso pela Polícia Federal

Oswaldo Eustáquio foi preso em inquérito que investiga o financiamento de atos antidemocráticos no país

sex, 26/06/2020 - 14:58
Reprodução/Twitter Na conta do blogueiro no Twitter, a prisão foi chamada de arbitrária Reprodução/Twitter

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (26), o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, dentro de investigação sobre financiamento de atos antidemocráticos no país. Ele foi detido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por meio de mandado de prisão temporária de cinco dias.

 Os policiais suspeitaram que havia um risco de Eustáquio fugir do país. Ele teve o sigilo financeiro e bancário quebrado por ordem do ministro Alexandre de Moraes na última semana. O ministro também solicitou o envio de relatórios financeiros e pagamentos efetuados ao blogueiro pela monetização de vídeos e publicações feitas em suas redes sociais.

 A quebra do sigilo vai de 19 de abril de 2019, Dia do Exército, até 3 de maio deste ano, quando houve uma manifestação em apoio a Jair Bolsonaro. A sede de uma empresa de comunicação que tem Oswaldo como sócio-administrador em Curitiba também foi alvo de buscas e apreensões pela PF na semana passada.

Na conta de Eustáquio no Twitter foi escrita a seguinte mensagem nesta tarde: "O JORNALISTA OSWALDO EUSTÁQUIO ACABA DE SER PRESO ARBITRARIAMENTE! É O 8o PRESO POLÍTICO DO BRASIL!"

 O mesmo inquérito levou à prisão a extremista Sara Giromini, solta após dez dias de prisão provisória. Ela e Eustáquio integrariam organização criminosa que visa ganhos econômicos e políticos com a divulgação e coordenação de atos antidemocráticos. As outras seis pessoas detidas foram soltas nesta semana, mas vão ser acompanhadas por tornozeleira eletrônica. 

 Em fevereiro, o blogueiro foi condenado a indenizar o jornalista Glenn Greenwald por ofender a mãe dele, dizendo que o câncer dela era mentira. Arlene Greenwald morreu em dezembro vítima de tumor no cérebro.

COMENTÁRIOS dos leitores