Lula diz que Lava Jato é uma farsa com apoio dos EUA

O ex-presidente voltou a atacar o procurador Deltan Dallagnol e disse que a operação teve o objetivo de tirá-lo do pleito de 2018

por Victor Gouveia qui, 02/07/2020 - 11:25
Paulo Pinto/Fotos Públicas O ex-presidente ainda afirmou que não quer vingança, mas almeja a anulação dos processos Paulo Pinto/Fotos Públicas

O suposto envolvimento da Justiça e das autoridades norte-americanas no decorrer da Operação Lava Jato endossou o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que garante que suas condenações foram parte de uma "farsa" montada pelo Ministério Público Federal (MPF). Para o líder da esquerda, está comprovado que a intenção da força-tarefa era tirá-lo do pleito de 2018.

"A gente vem denunciando há anos o envolvimento do Departamento de Justiça dos EUA na Lava Jato. Apontamos fatos concretos, que eles chamavam de teoria da conspiração. Agora isso está vindo à tona", publicou o ex-presidente em sua conta oficial no Twitter.

A participação da agente especial do FBI, Leslie Rodrigues Backschies, nos processos de combate à corrupção na América Latina, sobretudo no Brasil, dá margem para questionamentos sobre a autonomia da operação e as intenções do governo norte-americano com o processo eleitoral brasileiro.

Ao afirmar que procurador e líder da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol, montou uma “quadrilha”, Lula disparou: "espero que em algum momento a Justiça leia os autos do meu processo pra esclarecer a farsa que promoveram pra me tirar do processo eleitoral de 2018".

No entanto, o petista adotou uma narrativa mais branda ao garantir que não quer vingança. “Quero Justiça. Por isso nós entramos com um pedido de anulação do processo do Moro na Suprema Corte”, indicou.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores