TCU proíbe Bolsonaro de anunciar em sites impróprios

Verba do governo federal irrigou veículos que difundem fake news e atividades ilegais, como jogo de bicho

sab, 11/07/2020 - 14:06
Marcos Corrêa/PR O site resultadosdobichotemporeal.com.br esteve entre os maiores veiculadores dos anúncios do governo Bolsonaro. Marcos Corrêa/PR

Na última sexta (10), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo proibiu que o governo Jair Bolsonaro anuncie em sites que promovam atividades ilegais ou não estejam alinhados com os interesses de seu público alvo. Em maio, em resposta a um pedido de acesso à informação da Folha de São Paulo, a Secom revelou que o governo destinava sua verba publicitária para sites que difundem notícias falsas, jogo do bicho e voltados para conteúdo infantil.

A Secom, à época chefiada pelo secretário Fabio Wajngarten, distribuía seus anúncios pela plataforma Google AdSense, em que é possível vetar veículos de comunicação e palavras-chave, bem como escolher o público-alvo. O montante pago pelo governo é divido entre o Google e os sites que veicularem a propaganda.

Segundo as planilhas, entre os dias 6 de junho e 13 de julho de 2019 e 11 a 21 de agosto de 2019, 14 dos vinte canais no Youtube que mais veicularam anúncios do governo eram destinados a crianças. O site resultadosdobichotemporeal.com.br esteve entre os maiores veiculadores dos anúncios do governo Bolsonaro. O jogo é ilegal no país.

COMENTÁRIOS dos leitores