Pesquisa aponta que Lula foi o melhor presidente do Brasil

Petista é mais popular entre os nordestinos, mulheres e jovens. Jair Bolsonaro, ocupa o segundo lugar

sab, 25/07/2020 - 09:48
Júlio Gomes/LeiaJaImagens/Arquivo De acordo com os dados publicados, 36,5% dos brasileiros acredita que o petista é quem mais se destacou Júlio Gomes/LeiaJaImagens/Arquivo

Uma pesquisa publicada pela Revista Fórum, realizada em parceria com a Offerwise, apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado pela opinião popular, o melhor presidente que o Brasil já teve desde a redemocratização. De acordo com os dados, 36,5% dos brasileiros acreditam que, entre os oito chefes da nação que lideraram o país desde a eleição de José Sarney, o petista é o que mais se destacou. 

Atrás de Lula está o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 31,6%. A popularidade de Bolsonaro se dá entre os mais velhos, ricos, evangélicos e moradores do Norte e Sul do país. Já no terceiro lugar, está Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 17,5%. Os demais ex-presidentes têm menos de 5%.

A região que Lula se destaca é no Nordeste. O ex-presidente petista é o preferido para mais da metade dos moradores da região com 52,4% dos entrevistados, aprovando sua gestão. Além dos nordestinos, a pesquisa também apontou que ele segue popular entre mulheres e a geração mais jovem do Brasil. Mesmo no Centro-Oeste, a popularidade do ex-presidente está em alta com 44,6% enquanto Bolsonaro tem 28,5%.

Nas outras regiões do país, Bolsonaro é o preferido, especialmente nas regiões Norte, onde o atual presidente tem 44,2% da preferência e Lula, 26,6%, e no Sul, onde Bolsonaro é o melhor para 33,6% e Lula para 26,7%. No Sudeste, os dois têm empate técnico (dentro da margem de erro).

Apesar de não ter números significativos na votação Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a cadeira da presidência no país, tem maior preferência entre as mulheres. Porém, não conseguiu recuperar sua imagem após o impeachment de 2016, ficando à frente apenas de Michel Temer e Fernando Collor.

COMENTÁRIOS dos leitores