Protestos contra Bolsonaro invadem o Brasil por outdoors

Cartazes ironizando o presidente da República têm dado o que falar durante a pandemia do coronavírus

por Paulo Uchôa sab, 15/08/2020 - 10:35
Reprodução/Twitter Outdoors em Palmas, no Tocantins, criticam o presidente Jair Bolsonaro Reprodução/Twitter

Desde que foi eleito presidente da República, em 2018, Jair Bolsonaro vem conquistando a admiração de inúmeros eleitores. Nas redes sociais, o político sempre está em evidência, principalmente quando apoiadores o defendem de qualquer crítica. Embora tenha conquistado a cada dia atenção dos seus admiradores, Bolsonaro também lida com a insatisfação de opositores ao seu governo.

Antes dos órgãos de saúde determinarem o isolamento social em combate ao novo coronavírus, pessoas iam às ruas para manifestar contra às ações de Bolsonaro na Presidência. Em tempos de pandemia, com intuito de evitar aglomeração, os protestos invadiram Brasil afora por meio da internet e também espalhados em outdoors.

Em Palmas, no Tocantins, cartazes ironizando a popularidade do político, perante ao avanço da Covid-19 no país, chamam a atenção de quem passa próximo aos locais de onde foram instalados. Tiago Silva, um dos idealizadores do movimento anti-Bolsonaro, explicou à revista Época o motivo de ter feito as artes.

"Optamos por fazer uma coisa limpa e que pega. 'Ai mente' e 'Não vale nem um pequi roído' são gírias bem populares aqui [Palmas]. A ideia era fazer só um outdoor, mas conseguimos arrecadar mais do que imaginávamos. Completamos o valor e resolvemos colocar um segundo cartaz. Vimos um outdoor no interior e achamos importante ter um aqui. Via que as pessoas tinham muita vontade mas não tinham ação. Então, eu dei a ideia", disse o cientista social.

Para espalhar as imagens pela cidade, ele declarou que cerca de 60 pessoas contribuíram para a iniciativa ser concretizada. A manifestação conseguiu arrecadar quase R$ 3 mil. No seu perfil do Twitter, Tiago agradeceu o apoio dos colaboradores. "Obrigado a todas e todos que contribuíram para nossa manifestação coletiva. Nosso empenho é em solidariedade às vítimas desse governo fascista e genocida", escreveu ele na rede social. 

Apesar de receber críticas diárias, Jair Bolsonaro apresentou nessa sexta-feira (14) um número crescente de aprovação no auge da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Instituto Datafolha, a quantidade de pessoas que aprovam o governo do presidente atingiu 37% no mês de julho. O estudo também mostrou que, no mesmo período, a rejeição contra Bolsonaro caiu de 44% para 34%.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores