Ivan Moraes critica uso de verba pública para fazer dossiê

O governo gastou cerca de R$ 2,6 mi para elaborar um documento que lista 81 nomes de jornalistas e influenciadores considerados como “detratoras do governo federal, neutros informativos, e favoráveis ao governo”

ter, 01/12/2020 - 19:38
Câmara Municipal do Recife Câmara Municipal do Recife

A elaboração de um dossiê e lista com 81 nomes de jornalistas e influenciadores digitais, realizada com dinheiro público, cerca de R$ 2,6 milhões, pelo governo Federal causou indignação ao vereador Ivan Moraes (PSOL). Ele alertou na manhã desta terça-feira (1º), em reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a verba saiu de gabinetes do Ministério de Ciências e Tecnologia, da Economia e da Secretaria de Comunicação do governo Federal.

A lista, com 81 nomes, apresenta jornalistas e influenciadores digitais, que trabalham com redes digitais, segundo uma classificação, que considera e nomina estas pessoas em três categorias: como “detratoras do governo federal, neutros informativos, e favoráveis ao governo”.

O vereador classificou como indigno o uso do dinheiro do povo para listar nomes e propor ações contra estas pessoas, a depender da classificação em que foram colocadas neste dossiê. “Sobre cada nome listado há contato dessas pessoas investigadas pelas empresas de conteúdos digitais. Lista também possíveis ações contra elas”.

O vereador disse que o conteúdo produzido será analisado e depois investigado, Sugerem medidas contra jornalistas e influenciadores de acordo com a categoria em que estão encaixados, e sugere ainda medidas contra  detratores e para apoiadores com dinheiro público, recursos do governo no Federal. “Isso não é tarefa de governo, é falta de respeito com o dinheiro do povo”.

Ivan Moraes disse que governos têm obrigação de se pautarem pelo respeito ao dinheiro público, serem transparentes e impessoais ao fazerem publicidade, sobre como mostram suas ações.  “Isso mostra como funcionam esses gabinetes deste governo, que têm ligações com milícias e que violam os direitos humanos. É mais um exemplo do que o governo Federal faz com o dinheiro do  povo. Sugiro que todos que discordamos dessas práticas trabalhemos mais e façamos parte da lista de detratores, para combater o mal”.

*Da Câmara Municipal do Recife

 

COMENTÁRIOS dos leitores