João Doria pede o fim da politização da vacina Coronavac

Governador cobrou o início da imunização dos brasileiros

qua, 13/01/2021 - 12:38
Governo do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usou o Twitter, nesta quarta-feira (13), para pedir o fim da politização da vacina e o início da imunização dos brasileiros. O imunizante ao qual o tucano se referia é a Coronavac, produzida pelo latoratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

"Renomados cientistas declararam sua satisfação com a apresentação dos estudos clínicos de segurança e eficácia da vacina do Butantan. O apelo da ciência é pelo fim da politização e início da vacinação", escreveu o governador, ao compartilhar um vídeo com fala de cientistas.

Embed:

A declaração de Doria foi exposta após críticas ao modelo de comunicação da eficácia da vacina que, segundo anúncio feito nessa terça (12), tem uma eficácia global de 50,38%. O Butantan já pediu a autorização para o uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda resposta. Em uma avaliação secundária, a proteção é de 78% para prevenir casos leves da doença e de 100% para casos graves.

Nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou o resultado global da vacina. "Essa de 50% é uma boa vacina ou não? O que eu apanhei por causa disso, agora estão vendo a verdade. Eu estou há quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina tem a Anvisa. Eu não sou irresponsável, não estou a fim de agradar quem quer que seja", afirmou a apoiadores pela manhã.

Renomados cientistas declararam sua satisfação com a apresentação dos estudos clínicos de segurança e eficácia da vacina do Butantan. O apelo da ciência é pelo fim da politização e início da vacinação.

COMENTÁRIOS dos leitores