Consumidor deve ficar atento na hora de comprar pela web

Brasil está no ranking dos dez países com maior movimentação em comércio eletrônico em 2012

por Nathália Guimarães qui, 31/10/2013 - 09:51
Reprodução Consumidores precisam estar atentos a confiabilidade das páginas e das suas formas de pagamento Reprodução

Os brasileiros gostam de comprar pela internet e compram muito. Pelo menos é o que aponta o levantamento divulgado pelo Euromonitor International, em parceria com a consultoria Cushman & Wakefield. No estudo, o País está no ranking dos dez países com maior movimentação em comércio eletrônico em 2012. E a nação possui liderança “com folga”, já que não existe qualquer outra nação da América Latina nas 20 primeiras posições. A medalha de ouro fica com os Estados Unidos. Apesar da praticidade que o e-commerce oferece ao consumir, é importante estar atento na hora de adquirir produtos online.

Entre os cuidados que os interneutas devem tomar, estão desde restringir as compras apenas a empresas conhecidas e que disponham de chaves de segurança para proteger os dados dos clientes, até desconfiar de promoções-relâmpago que atraem os mais curiosos e desprevenidos, atividade muito comum nesta época, já que o Black Friday e o Natal estão chegando. 

Entre os perigos estão hackers e crackers que se empenham em descobrir falhas, adulterar programas, criar pragas virtuais, obter e vender informações, se apropriar de senhas e dados bancários, além de desviar dinheiro da empresa para contas pessoais. Para auxiliar os consumidores, o Procon atualizou recentemente sua lista de sites não confiáveis

Segundo Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da empresa Online Data Center, em São Paulo, o nível de segurança exigido nas empresas está diretamente vinculado ao perfil do negócio e ao volume de usuários que acessam os sistemas. “Além da mudança promovida na cultura interna de acesso à internet, é importante que cada empresa promova uma varredura para detectar onde estão as falhas de segurança e corrija o problema sem demora”, ressalta.

 

Confira outras dicas para não cair em golpes:

- Antes de comprar, procure a qualificação da empresa no site Reclame Aqui;

- Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física;

- Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa;

- Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet;

- Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática;

Fonte: ebit

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