Reino Unido fica sem acesso à internet após ciberataque

Estima-se que um milhão de europeus tenham sido afetados pela empreitada

por Nathália Guimarães sex, 02/12/2016 - 11:59
Pixabay Ataque tem como alvo determinados tipos de roteadores de banda larga Pixabay

Mais de 100 mil britânicos tiveram seu acesso à internet cortado, após uma série de prestadores de serviços serem atingidos pelo que se acredita ser um ciberataque coordenado. Estima-se que um milhão de europeus tenham sido afetados pela empreitada. Não se tem certeza, até esta sexta-feira (2), da origem da ofensiva, já que nenhum grupo reivindicou a autoria. As informações são do jornal The Guardian.

O TalkTalk, um dos maiores provedores de serviços britânicos, o Post Office e o KCom, todos foram afetados por um malware que é transmitido através de computadores comprometidos. Esse ataque tem como alvo determinados tipos de roteadores de banda larga, prejudicando sua ligação à internet.

O Post Office disse que 100 mil clientes tiveram problemas desde que o ataque começou no último domingo (27) e a KCom disse que cerca de 10 mil usuários foram afetados. O TalkTalk confirmou que também foi prejudicado, mas se recusou a fornecer um número preciso pessoas atingidas.

No início desta semana, a operadora alemã Deutsche Telekom disse que até 900 mil de seus clientes perderam sua conexão com a internet como parte do mesmo incidente. Ninguém se responsabilizou pelo ataque, mas especialistas acreditam que ele teria sido realizado por hackers russos. A suspeita não foi confirmada.

LeiaJá também

--> Ataque hacker faz caixas eletrônicos cuspirem dinheiro

COMENTÁRIOS dos leitores