Motoristas de aplicativos têm nova regra em São Paulo

Exigências vão de vestimentas a licenciamento de veículo. Medida atinge diretamente Uber, Cabify e 99 Táxis

por Wagner Silva qua, 12/07/2017 - 18:09

Uma nova regulamentação da prefeitura de São Paulo coloca motoristas que trabalham por aplicativos, como Uber, Cabify, Lady Driver, Easy Taxi e 99 Taxis, em um patamar de exigência semelhante ao dos taxistas. Para atuar, os donos dos veículos terão que providenciar emplacamento na capital e fazer uma inspeção anual para atuar na cidade. A resolução foi publicada hoje (12), no Diário Oficial, e começa a vigorar no início de 2018.

Além das placas e da inspeção, os motoristas deverão fazer parte do cadastro municipal de condutores, que especifica o tipo de atividade e a plataforma utilizada para trabalhar. Somente quem atender aos requisitos será aceito pelos órgãos de trânsito. Entre as exigências estão a realização de cursos sobre gentileza, diversidade sexual, primeiros socorros, mecânica e contratação de seguro. Todos devem ser entregues na Secretaria de Transportes.

Para os veículos utilizados por estes profissionais, a regra prevê que não poderão exceder a cinco anos de fabricação e a limpeza deve ser minuciosa, inclusive para equipamentos secundários, como ar-condicionado, por exemplo. As vestimentas dos motoristas não escapou: são proibidas as calças esportivas ou de moletom, roupas de agremiações esportivas e chinelos.

COMENTÁRIOS dos leitores