Cidades inteligentes podem ser realidade próxima no Brasil

Serviços de TI voltados para a segurança pública estão sendo trazidos ao Brasil

por Paula Brasileiro sex, 07/12/2018 - 09:30
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens O equipamento foi usado no resgate dos meninos da Tailândia Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

Uma cidade completamente monitorada por câmeras interligadas aos serviços essenciais voltados a seus cidadãos, como saúde e segurança, pode parecer possível apenas em roteiros hollywoodianos, mas esse 'filme' parece mais próximo da realidade que isso. Empresas como a Oi estão trabalhando para trazer esse tipo de serviço ao Brasil e tal tecnologia já tem sido até mesmo utilizada em eventos de maior porte como a Copa do Mundo e a Comic Con Experience 2018 (CCXP) que acontece até o próximo domingo (9), na cidade de São Paulo.

Para a CCXP, a Oi montou um aparato de segurança digital com as últimas novidades no que diz respeito a soluções de segurança e gestão integrada de serviços. Rádios com câmeras acopladas, interligados a um sistema de rede, conseguem captar toda a movimentação da feira sendo capaz de localizar e reconhecer rostos, dentro de uma multidão, com precisão quase cirúrgica. Estes equipamentos foram usados no resgate do time de futebol juvenil que ficou preso em uma caverna na Tailândia, em julho deste ano. A plataforma também é programada para reconhecer comportamentos suspeitos e fazer leitura de placas e padrões. 

A tecnologia de 'cidades inteligentes' trazida ao Brasil pela Oi em parceria com a empresa chinesa Huawey, já é usada em países da Europa, Ásia e América Latina. O projeto da empresa de telecomunicações é implantar a solução no Brasil fazendo uso de sua rede 4G já existente, porém em uma 'banda' exclusiva que será acessível apenas pelos serviços federais.

COMENTÁRIOS dos leitores