Chrome vai proteger usuários contra downloads automáticos

Novo mecanismo de segurança deve ser ativado para todos os usuários ao mesmo tempo

por Nataly Simões ter, 29/01/2019 - 14:23

O Google anunciou hoje (29) o desenvolvimento de um novo sistema de proteção para os usuários do navegador Chrome, que deve protegê-los de downloads automáticos indesejáveis. A tática, que é comum entre os criminosos para a instalação de agentes maliciosos sem o conhecimento de quem está à frente da tela do computador, deve ganhar agora um adversário à altura.

Uma das funções do projeto é justamente acabar com a prática conhecida como “download drive-by”. Um elemento HTML presente na página e capaz de autorizar downloads sem que o usuário tenha solicitado. Contra essa prática, o Google usará uma função de código aberto por trás do acesso ao navegador. 

Atualmente, o Chrome já possui sistemas de segurança que impedem a invasão de arquivos maliciosos, assim como um procedimento que não impede a ativação de downloads automáticos, mas que notifica o usuário quando algo do tipo ocorre.  A ideia do novo recurso é fazer com que esses processos se tornem mais simples, de modo que o usuário sequer seja notificado sobre o bloqueio, com o registro ocorrendo somente no console do desenvolvedor.

De acordo com o Google, o novo recurso também não deve quebrar sites legítimos, afetando somente 0,002% das páginas acessadas pelos internautas. Os serviços reconhecidos poderão continuar efetuando downloads automáticos, uma vez que o Chrome usará tokens de autenticação para garantir a confiabilidade dos arquivos baixados.

Ainda não foi divulgada a data para a implementação do novo mecanismo de segurança, que deve ser ativado para todos os usuários ao mesmo tempo. Até lá, entretanto, é possível tomar medidas semelhantes, exigindo que o Chrome solicite permissão antes do download de qualquer tipo de arquivo.

Para isso, acesse as configurações do navegador e clique em “Avançado”. Na seção “Downloads”, marque a caixa “Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download”. Dessa forma, o Chrome fica proibido de baixar arquivos até que você escolha onde eles deverão ser armazenados.

COMENTÁRIOS dos leitores