Jogo em que Bolsonaro ataca minorias tem venda suspensa

Venda do jogo foi proibida por promover desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência

por Nathália Guimarães qua, 30/01/2019 - 10:36
Reprodução Reprodução

Após ordem judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), a Valve informou que suspendeu, no último dia 8 de janeiro, as vendas do controverso game "Bolsomito 2K18" em todo o mundo. A companhia é responsável pela plataforma Steam, que faz a distribuição digital de jogos eletrônicos. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (28).

Além de encerrar a comercialização do jogo, a Valve também forneceu à Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) os dados do responsável pela criação do game. Ele tinha sido colocado à venda pela desenvolvedora brasileira BS Studios, que não tinha site e chegou a ter uma página de Facebook, que não existe mais.

O TJ-DFT proibiu a disponibilização e a venda do jogo por promover desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância, segundo a promotoria. O protagonista do game "Bolsomito 2K18" era o então candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro (PSL).

O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT. Para o MPDFT, o jogo possuía a intenção de prejudicar o candidato e com isso embaraçar as eleições de 2018. Jair Bolsonaro foi eleito presidente com quase 58 milhões de votos no segundo turno. Ele disputou o pleito com Fernando Haddad (PT).

LeiaJá também

--> Conheça os dez jogos mais aguardados de 2019

COMENTÁRIOS dos leitores