Virgin Galactic cada vez mais próxima do turismo espacial

Um foguete da companhia alcançou o limite do espaço pela primeira vez em um teste nessa sexta-feira (22)

sab, 23/02/2019 - 10:41
Reprodução/ WikimediaCommons Reprodução/ WikimediaCommons

Um foguete da companhia Virgin Galactic alçou o limite do espaço pela primeira vez, em um teste realizado nessa sexta-feira (22), em Mojave, localizado na Califórnia. Com a conquista, o plano do bilionário britânico Richard Branson de promover voos turísticos espaciais está mais cada vez perto.

Mais de 600 pessoas de 58 países, incluindo o ator Leonardo DiCaprio e o cantor Justin Bieber, já pagaram sua passagem. Alguns clientes da empresa esperam a viagem há mais de 14 anos. Um voo de 90 minutos, que permite aos turistas experimentar a ausência de gravidade e ver a curvatura da Terra, custa US$ 250 mil.

A instrutora chefe de astronautas da companhia Beth Moses, que treinará os futuros clientes, reuniu-se com os condutores do SpaceShipTwo VSS Unity para avaliar a experiência que os turistas terão. "Há um ditado na aviação de que os pilotos têm o melhor lugar na casa, com a vista lá de cima. Mas hoje, eu não tenho certeza”, brincou o piloto David Mackay, referindo-se ao que Moses, na condição de "cliente", podia ver. Ela chamou de "passeio indescritível" e deixou um recado para o empreendedor, "Richard, você vai adorar".

Segundo informações publicadas no portal Extra, o avião de transporte WhiteKnightTwo decolou aproximadamente as 8h [horário local da Califórnia], e lançou o SpaceShipTwo a uma altitude próxima de 44 mil pés. Em seguida, a embarcação foi catapultada a 55 milhas acima da Terra. A aeronave reutilizável e já alcançou uma altitude de mais de 51 milhas em dezembro do ano passado, o que determinou o primeiro voo humano comercial dos EUA para fora da atmosfera desde o fim do programa de ônibus espaciais, em 2011.

 

COMENTÁRIOS dos leitores