Pernambucanos no campeonato de tecnologia da Fórmula 1

Estudantes do Ensino Médio do SESI de Goiana vão desenvolver protótipos para conquistar a 1ª etapa do F1 In Schools. A equipe vencedora vai participar de estágios na oficial equipe da Fórmula 1

por Victor Gouveia qua, 27/02/2019 - 12:01
Divulgação/SESIGoiana A equipe Gadget Racing Team é a única que representará Pernambuco Divulgação/SESIGoiana

A equipe Gadget Racing Team, formada por alunos do SESI de Goiana, localizado no Grande Recife, vão representar Pernambuco na etapa nacional do F1 In Schools, campeonato mundial de empreendedorismo e tecnologia, que será realizada entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Na competição, os jovens desenvolverão uma empresa no modelo de uma escuderia, assim como projetar, modelar, construir e testar um protótipo de Fórmula 1. A equipe foi a única selecionada do Estado.

Os alunos do Ensino Médio, Rodolfo Prazin, Walmir Melo, Glauciano Rabelo, Luis Fellipe de Souza, José Guilherme Torres e Ryan Morais compõem o Gadget Racing Team, que já é treinada pelo Departamento Regional do SESI. Comandados pelo professor de física e matemática Jonas Brito, os estudantes recebem auxílio e instruções. “Eles estão elaborando sozinhos o plano de negócios, o projeto e a construção do carro de Fórmula 1 em miniatura. Também estão em busca de patrocinadores de forma autônoma. A equipe é bastante unida e está preparada para lidar com pressão”, afirmou o docente que acumula experiência em robótica educacional e torneios.

Para o superintendente do SESI Nilo Simões, esta é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam novas aptidões fora do ambiente de sala de aula. “Além de terem contato com técnicas de empreendedorismo e tecnologia de ponta, eles desenvolverão raciocínio lógico e capacidade de inovação que só irão agregar na vida pessoal e profissional. Essa competição vai ao encontro da filosofia do SESI de formar cidadãos proponentes de soluções”, comentou. “As escolas do SESI atreladas ao Sistema Indústria têm a preocupação de promover a metodologia STEAM, que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O foco do evento é esse e tem tudo a ver com nossa missão institucional”, acrescentou o Gerente de Educação do SESI Michael Groarke.

As concorrentes terão que desenvolver habilidades em ciências exatas e design, utilizando recursos tecnológicos, como impressoras 3D e softwares de gerenciamentos, finanças, marketing e mídias. Outra atividade será a criação de uma ação benéfica para a comunidade. “Vamos realizar uma ação social que funcionará como uma espécie de oficina de robótica na São Mateus Colégio & Cursos, em Paulista, além de doar alimentos”, declarou um dos componentes da Gadget Racing Team Rodolfo Prazin.

Durante a disputa, as equipes apresentarão o portfólio e disputarão corridas de velocidade com os carros construídos em uma pista de 20 metros. No geral, 18 grupos participarão do campeonato, e após a avaliação de 15 jurados, os que obtiverem melhor rendimento, passarão para a etapa mundial, em novembro, realizada em Singapura, com estudantes de 40 países. Os campeões vão participar de estágios na equipe da Fórmula 1.

Com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores