NY investigará Facebook sobre dados coletados por app

Por outro lado, o Facebook confirmou que tinha recebido uma carta do Departamento de Serviços Financeiros do estado de Nova York para obter informações sobre a troca de dados

sex, 01/03/2019 - 08:03
Lionel BONAVENTURE Nova York está investigando o Facebook sobre sua coleta de dados íntimos dos consumidores de aplicativos de smartphones Lionel BONAVENTURE

Os reguladores de Nova York estão investigando a coleta de dados íntimos de consumidores do Facebook, como os ciclos menstruais e o peso corporal, através de aplicativos para smatphones.

Por outro lado, o Facebook confirmou que tinha recebido uma carta do Departamento de Serviços Financeiros do estado de Nova York para obter informações sobre a troca de dados.

O regulador, conhecido por tomar medidas enérgicas contra os grandes bancos, exigiu que o Facebook entregasse os nomes de todas as companhias que haviam fornecido informações sobre seus aplicativos nos últimos três anos, segundo a fonte.

Outras solicitações foram enviadas aos desenvolvedores para obter informações sobre seus contratos com o Facebook.

Um informe do Wall Street Journal de 22 de fevereiro revelou que os dados íntimos podiam ser compartilhados com o Facebook através de ao menos 11 aplicativos utilizando uma ferramenta criada para ajudar destinatários dos anúncios, inclusive se os usuários não eram membros do Facebook.

A informação coletada pelos aplicativos incluía dados pessoais sobre o peso corporal, o estado da gravidez, a ovulação e as compras para casa, segundo o jornal.

A rede social afirmou que estava revisando a solicitação.

"É comum que os desenvolvedores compartilhem informações com uma ampla gama de plataformas para publicidade e análise", disse um porta-voz do Facebook.

"Exigimos aos outros desenvolvedores de aplicativos que deixem claro a seus usuários a informação que compartilham conosco e proibimos aos desenvolvedores de aplicativos que nos enviem dados confidenciais. Também tomamos medidas para detectar e eliminar os dados que não devem ser compartilhados conosco".

A investigação de Nova York ocorre em meio a um amplo debate sobre a privacidade on-line. Grupos de interesse testemunharam esta semana em audiências no Capitólio sobre as opções para fortalecer a proteção, após vários escândalos de alto perfil que envolvem o Facebook e outros gigantes da tecnologia.

COMENTÁRIOS dos leitores