Uber lança podcast sobre combate ao assédio para motorista

Os condutores que ouvirem todo material receberão o selo ‘Compromisso de Respeito às Mulheres’, que poderá ser visualizado pelos passageiros

por Victor Gouveia qui, 21/03/2019 - 09:03
Reprodução/Pixabay A intenção é educar os condutores e reduzir a incidência de assédio Reprodução/Pixabay

Com o objetivo de combater os recorrentes casos de assédio contra a mulher, a Uber lançou o “Podcast de Respeito", para instruir os motoristas sobre o tema. O conteúdo foi produzido pela ONG Promundo, especialista em trabalhos de igualdade de gênero.

Lançado nessa terça-feira (19), o podcast contará com seis episódios educativos, distribuídos semanalmente aos 600 mil motoristas do aplicativo. "Nas conversas com os motoristas, descobrimos que eles estavam mais dispostos a ouvir arquivos de áudio enquanto dirigiam do que a parar para assistir um vídeo, por exemplo", contou a gerente de projeto Sandra Vale ao portal Tecmundo. "A imersão também garantiu que entendêssemos questões próprias do dia a dia atrás do volante, como o medo de denúncias falsas”, completou.

O condutor que ouvir todos as gravações vai receber o selo "Compromisso de Respeito às Mulheres", a partir de maio. Os usuários do app poderão checar se o motorista possui o selo. “Na escala em que operamos, realizando milhões de viagens por semana, os problemas mais feios da nossa sociedade, como o assédio e o racismo, acabam aparecendo no dia a dia das nossas operações. Mas é claro que o que nós queremos como brasileiros e eu mais ainda, como mulher, é que isso fosse erradicado”, garantiu a diretora-geral da Uber no Brasil Claudia Woods.

A empresa também anunciou que é a mais nova parceira do Instituto Maria da Penha. Outras parcerias formalizadas são com a Associação Mulheres pela Paz, AzMina, Rede Feminista de Juristas (deFEMde), Força Meninas, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Patrícia Galvão, Instituto Promundo e Plan Internacional Brasil.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores