A evolução da música na internet

Relembre quais eram os programas mais utilizados na época em que 'tudo era mato'

por Katarina Bandeira qui, 11/04/2019 - 14:28
Pixabay Atualmente, streamings como Spotify e Deezer, ocupam o pódio da preferência de artistas e consumidores, mas nem sempre foi assim Pixabay

A forma como consumimos música está sempre mudando. Vinil, fita K7, CDs, mp3. Todas essas mídias tiveram seus dias glória nos ouvidos de muitas gerações. Atualmente, os streamings, como Spotify e Deezer, ocupam o pódio da preferência de artistas e consumidores, com a rapidez de lançamento e a facilidade de escutar mais de um álbum por vez. Mas você lembra como é que se consumia música na internet há alguns anos? Fizemos uma lista com os programas mais utilizados quando era preciso esperar horas para conseguir ouvir uma única canção. Confira!

eMule

Lançado em 2002, o eMule era um aplicativo de compartilhamento que usava rede P2P (cliente/servidor), para distribuir seus arquivos. Era uma boa opção para quem queria ouvir música na época por ser gratuito, porém, perdeu espaço pela falta de segurança, já que muitas vezes, os usuários acabavam infectados com vírus. Atualmente, o eMule ainda existe, e é possível fazer o download de versões tanto para Mac, quanto Windows.

Kazaa

Antes mesmo do eMule fazer a felicidade dos internautas, o Kazaa já dava seus downloads por aí. Lançado nos anos 2000, o programa de downloads ficou famoso porque permitia que seus usuários baixassem arquivos considerados grandes para época, como músicas de 4MB. Infelizmente, a ferramenta não teve um final feliz.

Depois de ser bastante perseguida pelas grandes gravadoras (acusada de diminuir o volume de vendas de discos), entrar em diversas batalhas judiciais e ter seus arquivos com presenças frequentes de malwares, a empresa perdeu o carinho dos internautas até cair no esquecimento.  

Napster

Usando da mesma tecnologia P2P, o Napster foi, sem dúvida, um gigante do seu tempo. Criada por Shawn Fanning e Sean Parker, a empresa inovou no quesito de downloads porque permitia ao usuário encontrar arquivos digitando o nome do artista, álbum, gênero musical ou até mesmo trecho da música desejada. Assim, o Napster atingiu 8 milhões de pessoas conectadas em seu provedor, o que causou a fúria das grandes gravadoras.

Em 2001, depois de sofrer vários processos que acusavam a ferramenta de pirataria, a empresa encerrou as atividades do servidor. Porém, depois de passar na mão de diversos compradores, o Napster ressurgiu como serviço de streaming, e hoje, já está disponível em 13 países, incluindo o Brasil.

Ares

Outro programa famoso no começo dos anos 2000, o Ares foi a opção de muita gente que estava insatisfeita com o eMule e o Kazaa. Era considerado um dos mais velozes da sua época e possuía até um chat para que os usuários pudessem manter contato entre si.

LimeWire

LimeWire surgiu pouco depois e veio com uma novidade. O compartilhamento de arquivos baseado na rede Gnutella tinha também um suporte limitado a BitTorrent. Na época, era possível fazer até três downloads e uploads de torrents, considerados muito mais seguros que os arquivos habituais. Em 28 de outubro de 2010, a plataforma foi tirada do ar sob a acusação de violação de direitos autorais e ação criminosa por parte de seus desenvolvedores.

Winamp

Um dos mais famosos players de áudio da história dos computadores, o Winamp foi lançado em 1997 e ficou popular por ser o primeiro tocador de MP3 do mundo. Ele foi desenvolvido para Windows e era expansível, com plug-ins e skins capas diferentes, playlist e biblioteca de mídia. Também permitia reproduzir músicas online.

COMENTÁRIOS dos leitores