Anos 10 é marcado por jogos de enredos densos

Década também ajudou a consolidar alguns dos melhores títulos indies

por Katarina Bandeira qua, 08/05/2019 - 17:33
Divulgação The Witcher é o jogo mais premiado da história, com 257 prêmios Divulgação

Nem só de blockbuster se faz o cinema, assim como nem só de títulos clássicos se faz um bom console. Chegamos aos tempos atuais da série Old But Gold e muita coisa boa vai surgir por aqui. Os anos 10 chamam atenção por uma maior preocupação com enredos sólidos, alguns no melhor estilo “você decide”, ou ainda com uma estética próxima à obras de arte.

A escolha entre mais de uma ação, tão presente nos jogos de RPG, acaba fazendo parte de suspenses muito bem pensados, que chegam perto da estética do cinema. Porém, há também aqueles títulos clássicos que retornam repaginados ou com temas já conhecidos abordados em outra dinâmica. Ficou curioso? Confira nossa lista abaixo!

Feito com uma estética que lembra os filmes Noir, limbo é um jogo triste e ao mesmo tempo cativante. O personagem principal é um menino sem nome, que acorda no meio de uma floresta na "beira do inferno". O jogador passa a procurar a irmã desaparecida do personagem, encontrando sombras e humanos assustados que fogem dele.

O game é todo com cores na paleta cinza e ganhou diversos prêmios, entre eles o "Melhor Jogo Independente" no Spike Video Game Awards de 2010 e sete prêmios na  Game Developers Choice Awards, incluindo "Melhor Jogo de Estreia", "Inovação" e "Jogo do Ano.Também seguindo a estética Noir, Heavy Rain é como um filme de suspense, dramático, em que cada escolha do jogador desencadeia em uma série de acontecimentos. O game é centrado em quatro protagonistas, controlados um por vez, que estão envolvidos com o mistério do Assassino do Origami, um serial killer que costuma cometer seus crimes quando chove muito.

As decisões do jogador durante o jogo afetam a narrativa, que podem levar a vários finais, inclusive com a morte dos personagens principais. Heavy Rain fez um enorme sucesso tanto de crítica quando te vendas e chegou a ganhar vários prêmios de jogo do ano. E 2010 foi um ano de grandes sacadas no universo dos games. A prova disso foi o faroeste Red Dead Redemption que, assim como os primeiros nomes da nossa lista, fez um grande sucesso de público e crítica. O game é jogado em terceira pessoa, dentro de um mundo aberto e se passa em 1911 durante o declínio do Velho Oeste.

A história segue John Marston, um antigo fora da lei que teve a esposa e filho sequestrados pelo governo para forçá-lo a trabalhar como pistoleiro. Além da história o jogo impressionou pela qualidade das capturas de movimento, dublagem (feita por atores profissionais) e trilha sonora.Já falamos de God of War, no ano de seu lançamento, mas todos os fãs de Kratos devem admitir que a reinvenção do jogo, lançado em 2018, foi uma das melhores coisas da Sony para o PS4. Dessa vez o game é baseado na mitologia nórdica e Kratos inicia sua jornada ao lado de seu filho Atreus, que pode ser controlado passivamente pelo jogador.

Eles enfrentam monstros e deuses da mitologia nórdica com uma jogabilidade totalmente diferente dos títulos anteriores e aprendem lições um com o outro, de um jeito que consegue envolver o jogador no enredo de forma profunda. Considerado um dos melhores jogos do PS4, o game fez tanto sucesso que ganhou até um documentário, que estreia dia 10 de maio.

Em algum momento dos anos 2000 o estilo de luta livre MMA começou a cair nas graças dos aficionados por esportes de luta. Por conta disso, a seção responsável por esportes da EA Games resolveu lançar o EA Sports MMA. Antecessor do Sports UFC, o game trazia comandos simples, com personagens baseados em jogadores famosos e gráficos realistas para a época.

Diferente do PES, que foca mais na jogabilidade, o FIFA Soccer investe no realismo. Com uma velocidade menor, para dar maior realismo as jogadas, o jogo tenta fazer com que cada jogador de cada time seja único, tanto nos atributos, quanto na personalidade, que influenciam diretamente nas partidas.

A volta de uma Lara Croft totalmente repaginada. Tomb Raider de 2013 é mais do que uma releitura do jogo clássico que trazia a arqueóloga como protagonista. Os desenvolvedores resolveram começar do zero, apresentando uma Lara jovem, com outra história de início. Com um enredo denso, uma jogabilidade fácil - que vai ensinando o jogador ao longo dos desafios, o título traz uma aventura contada em um mundo semiaberto, que o jogador deve explorar para chegar ao final do enredo.Eleito melhor jogo do ano em mais de 200 premiações, The Last of Us conta com um enredo denso, personagens bem desenvolvidos, gráficos muito bem produzidos, além de ter sido o sétimo jogo mais bem avaliado da história do PS3 no Metacritic. A história se passa em um Estados Unidos pós-apocalíptico em que Joel, acaba sendo encarregado de escoltar uma adolescente chamada Ellie.

Eles tentam encontrar um lugar seguro, fugindo de humanos hostis e criaturas canibais infectadas por uma mutação do fungo Cordyceps, tudo isso porque Ellie pode representar a cura da epidemia.

Considerado por muitos especialistas uma obra de arte em forma de game Journey foi lançado em 2012, e impressionou tanto os usuários do Playstation que se tornou o jogo mais vendido da história da PSN tanto na América do Norte quanto na Europa.

No game o jogador controla uma figura encapuzada, com um lenço, que vaga por um vasto deserto, cheio de ruínas e cenários belíssimos, viajando rumo a uma grande montanha que fica ao longe. Nada se sabe sobre o personagem, não há textos ou diálogos, apenas visões que aparecem ao longo do jogo. Um título considerado um dos mais bonitos da sua geração.

Partindo exatamente do final de The Witcher 2, o jogo conclui a história do lendário bruxo Geralt de Rívia, protagonista da série. Apesar de ser o terceiro da franquia, o game se tornou o jogo mais premiado da história, com 257 prêmios. Ele é baseados na série de livros de fantasia Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski e possui 36 finais diferentes.

Usando um sistema que mistura RPG com game de ação, The Witcher acompanha Geralt em uma campanha pessoal, para impedir uma ordem selvagem. Para quem não conhece, em The Witcher, os bruxos são humanos geneticamente modificados que devem lutar contra monstros desde muito jovens, em que cada um possui uma habilidade diferente na hora do combate.

COMENTÁRIOS dos leitores