Instagram declara guerra à informação antivacina

Rede social vai bloquear hashtags que contenham informações falsas destinadas a dissuadir pessoas de serem vacinadas

por Katarina Bandeira sex, 10/05/2019 - 11:43
Freepik Outra novidade da plataforma é a revisão de postagem, Freepik

O Instagram anunciou na última quinta-feira (9) que vai começar a esconder os resultados de busca por hashtags que levam a informações falsas sobre vacinas. A intenção da rede social é bloquear informações erradas, que visam persuadir os usuários a aderirem ao movimento antivacinação.

Mas não basta apenas ser contra o ato de vacinar. A plataforma só irá bloquear as postagens que contenham informações falsas comprovadas pela Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle de Doenças e organizações similares. Publicações de cunho pessoal, que expressem visões antivacinais, mas que não forem confirmadas como falsas, podem ser mantidas.

A mudança de política vem após a empresa Facebook sofrer uma crescente pressão para remover a propaganda antivacina de sua rede. Há dois meses, a empresa de Mark Zuckerberg se comprometeu a reprimir os boatos contra a vacinação, porém ainda é possível encontrar informações falsas nas suas redes sociais.

No caso do Instagram as postagens que estão sendo removidas sob políticas de desinformação devem ter uma grande quantidade de desinformação. A plataforma também planeja introduzir, em breve, uma mensagem pop-up para as pessoas que buscam informações sobre vacinas, sugerindo links de informações mais confiáveis sobre o assunto.

Revisão de postagem

Outra novidade da plataforma é a revisão de postagem, que se aplica aos casos de vacinação, quanto aos de nudez denunciados na rede. Caso uma postagem seja removida, o usuário poderá solicitar uma revisão da decisão do Instagram. Dessa forma, a foto será enviada para um moderador diferente que poderá reverter a decisão e restaurar o post.

LeiaJá também 

--> Instagram anuncia fim da visualização de curtidas

--> Novidades no Instagram e no Twitter

COMENTÁRIOS dos leitores