Choveu? Saiba como salvar seu celular molhado

Confira o passo a passo para não perder o aparelho por causa do mau tempo

por Katarina Bandeira qui, 13/06/2019 - 15:58
Pixabay Quanto mais rápido você começar a secar seu aparelho, mais rápido ele poderá ser salvo Pixabay

Na falta de neve, inverno no Brasil é sinônimo de chuva. Às vésperas da estação mais molhada do ano, muita gente começa a pensar como fazer para se proteger do mau tempo. Porém, há situações em que é impossível escapar da água e permanecer com as roupas e os gadgets secos. Com a ressalva de alguns smartphones à prova d’água, a maioria dos celulares não enfrenta bem a umidade e pode acabar parando de funcionar após um temporal.

Para ajudar você a se prevenir e até mesmo se recuperar de acidentes envolvendo água e smartphones, confira nossas dicas de primeiros socorros mobile!

Enxugue rápido

Se você teve que enfrentar o mau tempo e não conseguiu impedir seu celular de ser inundado pelas águas do inverno tente enxugá-lo o mais rápido possível. Seque bem o aparelho - de preferência com um papel toalha e desligue-o imediatamente. Ficar tentando ver o que ainda funciona no aparelho pode piorar os danos causados pela água.  

Remova o que der

Assim que ele não estiver mais ligado, tire tudo o que possa queimar em contato com a água. Chip de operadora, cartões de memória e, se possível, até mesmo a bateria. Deixe tudo aberto para ajudar a secar.

Seque o aparelho

Além do papel toalha, você pode usar um aspirador para puxar a água de dentro do aparelho. Não use secador de cabelo, microondas (ele pode explodir!) ou coloque no sol. Isso pode fazer com que os componentes queimem ao invés de realmente secá-los. Por fim, em hipótese alguma, balance o smartphone. Isso fará com que a água se espalhe ao invés de sair.

E o arroz?

Existe na sabedoria popular uma técnica “milagrosa” para secar o celular, que é colocá-lo em um pote de arroz. Mas será que isso é verdade? Acontece que o arroz realmente puxa e absorve a umidade do aparelho, mas não pode ser qualquer grão. É preciso que os grãos do cereal estejam limpos, sem farelos ou outras substâncias pequenas que possam entrar no smartphone.  O ideal é colocar o celular dentro de um pote com sílica em gel ou grãos por, no mínimo 24 horas. O mesmo vale para o arroz.

A volta dos mortos

Ao fim das 24 horas, feito todo o procedimento só então você deverá ligar o seu aparelho. Se ele não ligar, experimente colocar por algum tempo no carregador para, depois tentar novamente. Dependendo do banho que seu smartphone tenha levado essas dicas serão suficientes para fazê-lo voltar a vida.

COMENTÁRIOS dos leitores