Google descobre falha no iMessage que travaria iPhones

Problema foi descoberto em abril, mas só foi divulgado após correção da Apple

por Katarina Bandeira qua, 10/07/2019 - 11:52
Pixabay Problema travava toda a interface do sistema, impedindo o uso do aparelho Pixabay

Uma falha de segurança, que permitia travar completamente os aparelhos da Apple, foi descoberta pelo Google após uma pesquisa de segurança. A vulnerabilidade existia no iMessage do macOS e no iPhone e era ativada após o envio de uma “mensagem bomba”, que o aplicativo era incapaz de lidar, travando em seguida ao recebimento.

A correção foi feita no iOS 12.3.1, mas só agora a gigante da internet liberou os detalhes da execução, que faz parte do Projeto Zero do Google. Uma equipe de especialistas trabalha para a empresa focada em encontrar vulnerabilidades em qualquer programa de uso comum dos usuários de internet. A intenção da empresa é tornar o ambiente digital mais seguro.

O problema do aplicativo da Apple foi identificado em abril, mas a divulgação ocorreu apenas no mês de julho, quando a falha foi corrigida. Apesar de parecer somente uma trava em aplicativo, o iMessage faz parte do sistema do iPhone, em um componente chamado de "Springboard", e - ao receber a mensagem bomba, travava toda a interface do sistema, impedindo o uso do aparelho, o que não acontecia no macOS, por exemplo. 

Caso isso tenha acontecido com você existem três formas de recuperar o telefone:

Limpar os dados do aparelho pelo "Find my iPhone" (Buscar iPhone);

Colocar o iPhone em modo de recuperação e realizar uma atualização de software pelo iTunes, para conseguir a versão mais recente;

Desligar o Wi-Fi (ou sair de perto de qualquer sinal do tipo), retirar o chip e redefinir o aparelho pelo menu no sistema;

Por fim, com a versão do iOS mais recente você estará protegido. 

COMENTÁRIOS dos leitores