Google admite ouvir conversas de seus usuários

Após vazamento de áudios na Holanda, empresa defende procedimento de escuta para melhoria de seu assistente virtual

por Katarina Bandeira sex, 12/07/2019 - 12:32
Pixabay Especialistas em idiomas escutam 0,2% de todos os snippets de áudio captados pelo Google Assistente. Pixabay

O Google lançou na última quinta-feira (11) um comunicado admitindo que seus especialistas em idiomas escutam 0,2% de todos os snippets de áudio captados pelo Google Assistente. A revelação veio à tona após um de seus colaboradores vazar áudios confidenciais de usuários holandeses à imprensa. 

Na mensagem, escrita por David Moonses - gerente de produto da companhia, a empresa reforça que está tomando as providências para solucionar e punir os responsáveis pelo ocorrido. Ela também lança uma luz para uma prática pouco divulgada pelas companhias de tecnologia, mas que é uma constante: eles estão ouvindo o que você está dizendo. 

A gigante da internet justifica a atitude como forma de melhorar seu sistema assistente. É preciso gente para escutar as interações feitas com o Google Assistente para que a tradução e a execução dos comandos seja cada vez mais precisa. “Esses especialistas em idiomas revisam e transcrevem um pequeno conjunto de consultas para nos ajudar a entender melhor esses idiomas”, afirma Moonses.

Na teoria os snippets - ou códigos - de áudio não estão, ou não deveriam estar, associados às contas dos usuários como parte do processo de revisão. Os revisores são orientados a não transcrever conversas de fundo ou outros ruídos, concentrando-se apenas em transcrever os snippets direcionados ao Google. Mas, como mostrou o vazamento feito pelo funcionário holandês, nem sempre é assim.

Assim como o Google, empresas como a Amazon também já estiveram envolvidas no vazamento de conversas por conta de áudios capturados por seus assistentes. E nem sempre dá para excluir permanente a conversa capturada. 

No caso da gigante da internet, Moonses afirma que você pode “desativar completamente o armazenamento de dados de áudio na sua Conta do Google ou optar por excluir os dados automaticamente a cada 3 meses ou 18 meses”. Basta visitar sua conta para revisar ou alterar as configurações, podendo excluir todas as atividades armazenadas nela. 

COMENTÁRIOS dos leitores