Twitter começa a testar recurso para esconder 'replies'

Rede social planeja tornar interações mais civilizadas

por Katarina Bandeira qui, 18/07/2019 - 12:30

O Twitter anunciou na última quinta-feira (11), que teria começado a fazer testes de um novo recurso chamado “hide replies”. A novidade esconderia respostas à postagens que o usuário não gostaria de ver na discussão, mas não excluiria o comentário. A intenção da rede é que - com o novo recurso - à experiência na plataforma passe a ser mais civilizada, já que muitas vezes discussões saudáveis são atrapalhadas por pessoas xingando ou sendo desrespeitosas de outras maneiras.

Na plataforma já é possível silenciar ou bloquear usuários que fazem conteúdos impróprios e essa seria uma forma de censurá-los, já que o comentário feito também desapareceria para o público em geral. Porém, as respostas ocultas não são removidas do Twitter por completo, quem as recebeu pode continuar vendo o comentário e até mesmo torná-lo visível novamente. 

Para quem acha que a atitude da rede pode ser prejudicial para a transparência das conversas, já que “verdades” poderiam ser ocultadas se o autor do tuíte não quiser lê-las, a plataforma se justifica. "Sabemos que respostas distraídas, irrelevantes e ofensivas podem inviabilizar as discussões que as pessoas querem ter. Acreditamos que as pessoas devem ter algum controle sobre as conversas que começam”, diz o comunicado.

 "Queremos ser claros e transparentes quando alguém tomou a decisão de ocultar uma resposta e analisaremos como esse recurso dá mais controle aos autores, sem comprometer a transparência e a abertura que é central para o que torna o Twitter tão poderoso", explica.

A alegria durou pouco

Apesar dos testes terem iniciado para celulares Android apenas no Canadá, eles já foram suspensos para correção de erros e não há previsão de voltarem à plataforma. Porém, a conta oficial do aplicativo deixou claro que isso deve acontecer em breve.

Embed:
 

LeiaJá também

--> Twitter apresenta nova versão web para usuários

--> Spotify cria Hub com músicas originais da Disney

--> Instagram faz testes para ocultar curtidas no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores