Museu abre edital para projetos de Ciência e Tecnologia

A intenção é fomentar a discussão entre arte, ciência e tecnologia por meio do projeto CoMciência

por Katarina Bandeira qua, 14/08/2019 - 10:57
MM Gerdau/Francisco Fancischelli/Divulgação Inscrições estão abertas até 22 de agosto MM Gerdau/Francisco Fancischelli/Divulgação

 Museu das Minas e do Metal, em Minas Gerais, abriu um edital para que artistas, pesquisadores, engenheiros e diferentes profissionais da América Latina possam aproveitar o espaço com ocupações criativas e expositivas. A intenção é fomentar a discussão entre arte, ciência e tecnologia por meio do projeto CoMciência. O edital irá selecionar obras e trabalhos artísticos, científicos e intelectuais de pessoas, grupos e coletivos de trabalhos, que podem receber até R$ 15 mil, de acordo com o projeto apresentado.

Os projetos aprovados ficarão expostos no Prédio Rosa - sede do Museu, de 12 de dezembro deste ano até 15 de março de 2020. Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 22 de agosto, pelo site do programa. O tema das obras tem que ser relacionado ao uso das tecnologias, aliadas à arte. 

Confira os temas que podem ser apresentados:

Biologia: microbiologia, genética, o corpo, processos cerebrais- corporais, medicina, entre outros;

Ciências físicas: física das partículas, energia atômica, geologia, física, química, astronomia, ciências espaciais, nanotecnologias, entre outros;

Matemática e algoritmos: arte genética, fractrais, inteligência artificial, vida artificial;

Cinética: eletrônica conceitual, instalações sonoras e robóticas;

Telecomunicações: telefonia, rádio, telepresença, webarte, etc;

Sistemas digitais: mídias interativas, realidade virtual, realidade aumentada, sensores alternativos, entre outros.

Os cachês para os selecionados variam de mil a R$15 mil, dependendo da complexidade do projeto e da trajetória do proponente. Além disso, haverá uma verba destinada para execução dos projetos que pode variar dentro da mesma margem de valor.  No ato da inscrição, os artistas ainda terão a oportunidade de selecionar ou indicar quais áreas do museu que pretendem ocupar com as obras. 

COMENTÁRIOS dos leitores