Apple se desculpa e para programa de classificação da Siri

Decisão foi tomada após vir à tona que assistente virtual ouvia conversas dos usuários

por Katarina Bandeira qua, 28/08/2019 - 16:30
Pixabay Usuários poderão escolher se empresa irá ou não ouvir suas conversas Pixabay

A Apple anunciou nesta quarta-feira (28), que vai suspender temporariamente o programa de classificação da Siri. O projeto, que contava com funcionários da empresa ouvindo algumas amostras de áudio sem o consentimento prévio dos usuários, já havia tido suas análises suspensas desde o começo de agosto, porém, a empresa decidiu que as gravações iam contra sua política de privacidade e preferiu interromper toda a atividade. 

Para quem não sabe a companhia gravava para posteriormente transcrever e analisar cerca de 0,2%  das conversas de seus usuários. A intenção era melhorar a qualidade do serviço de sua assistente virtual, prática comum entre muitas empresas do setor de tecnologia. Porém, a descoberta da atividade não caiu bem entre os usuários. A recepção foi tão negativa que a maçã resolveu, além de interromper o programa, pedir desculpas. 

“Como resultado de nossa análise, percebemos que não estamos cumprindo plenamente nossos altos ideais e, por isso, pedimos desculpas. Como anunciamos anteriormente, interrompemos o programa de classificação da Siri. Planejamos retomar mais tarde, neste outono, quando as atualizações de software forem lançadas para nossos usuários”, disse um comunicado oficial da empresa.

A companhia defende que as gravações eram feitas para melhorar a experiência do usuário, monitorando a Siri para que a ferramenta fosse cada vez mais confiável. Apesar disso, a companhia de Tim Cook fará alterações no aprendizado da assistente. O primeiro é passo é não manter mais as gravações de áudio das interações Siri. Apenas transcrições geradas por computador continuarão a serem ouvidas. 

Outra mudança é que os usuários poderão optar por ajudar a Siri a melhorar aprendendo com as amostras de áudio de suas solicitações. Ou seja, você pode escolher que a empresa ouça ou não sua interação com a assistente. E não precisa ser para sempre. Quem optar por participar poderá cancelar a “ajuda” a qualquer momento. 

Por último apenas funcionários da Apple poderão ouvir as amostras de áudio coletadas das interações com a Siri. Ciente de que podem haver equívocos a empresa também se compromete a excluir qualquer gravação que seja determinada como um acionador inadvertido da assistente. É possível conhecer todas as mudanças na página de suporte da empresa. 

COMENTÁRIOS dos leitores