Confira 6 ferramentas do Google indispensáveis na sua vida

Empresa completa 21 anos indo de projeto de faculdade até gigante da internet

por Katarina Bandeira sex, 27/09/2019 - 12:26
Google/Reprodução Empresa conseguiu virar parte indispensável da vida de quem procura estar conectado Google/Reprodução

Você pode nem se dar conta, mas se acessa a internet com certa frequência é bem possível que o Google esteja presente na sua vida. Seja no sistema operacional do seu telefone ou até na forma em que você procura informações, a empresa - que celebra seu 21º aniversário nesta sexta-feira (27) - conseguiu virar parte indispensável da vida de quem procura estar conectado. 

A missão inicial do Google era algo como "organizar a informação mundial para torná-la acessível e útil para todos". Seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, conseguiram mais do que criar uma grande biblioteca virtual da informação: criaram ferramentas e serviços para facilitar a vida das pessoas do mundo todo.

O mais recente serviço criado pela companhia é o Google Play Pass, que oferece exclusividade em jogos e aplicativos feitos para dar aquela “mãozinha” no dia a dia. Se você tem alguma dúvida da presença da gigante, confira nossa lista de ferramentas da empresa que, com certeza, fazem parte do seu cotidiano.

O buscador 

O buscador do Google é - sem dúvidas - o motor de pesquisa na web mais popular da internet, além de ser o principal produto da companhia. Ele foi a primeira criação da empresa, saindo na versão beta em 21 de setembro de 1999. Vinte anos depois continua sendo o mais utilizado, presente em diferentes idiomas. 

Google Maps

Depois que inventaram o Google Maps, se você tiver um celular com internet, é praticamente impossível que consiga se perder por aí. O serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens funciona, inclusive, com fotos de satélite e realidade aumentada, trazendo informações sobre ruas, rotas e estabelecimentos. O Maps é um dos aplicativos pré-instalados nos celulares Android e, atualmente, disponibiliza suas funções em cidades dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros.

YouTube

Se você vai procurar assistir um vídeo na internet, qual o primeiro site que lhe vem à cabeça? Provavelmente, YouTube. Ele não foi originalmente criado pela companhia, mas passou a fazer parte dos serviços oferecidos pelo Google em 2006. Seja para criar conteúdo ou para assisti-los, aprender a fazer uma receita ou consertar uma pia de macarrão instantâneo, a rede de compartilhamento de vídeos é uma das melhores formas de entretenimento estilo “faça você mesmo”.

Gmail

No começo dos anos 2000, com a popularização da internet, muita gente passou a usar e-mails para se comunicar (e mandar correntes para os amigos). No Brasil, os usuários alternavam entre domínios de sites como Bol, Uol, Hotmail e Yahoo. Com a chegada do Gmail, em 2004, as pessoas começaram a migrar, principalmente pela capacidade de armazenamento, interface de busca  - mais intuitiva e, após alguns anos, conectividades com outros serviços.

Google Chrome

Outro que tomou conta da preferência da maioria dos usuários da internet foi o Google Chrome. O navegador chegou para competir com o - atualmente - odiado Internet Explorer e com o então queridinho Mozilla Firefox. Em menos de dois anos de uso, o Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo, ele foi lançado pela primeira vez em setembro de 2008, para o Microsoft Windows, e mais tarde foi atualizado para rodar em aparelhos  com Linux, Mac, iOS e Android. 

Google tradutor

Imagine viajar pelo mundo e poder se comunicar em diversos idiomas, ou até traduzir automaticamente sites de outros países. É para isso que serve o Google Tradutor, serviço de tradução instantânea de textos e sites ofertado pelo Google. A empresa introduziu o software de tradução em 2007 e ele vem integrado tanto ao Chorme quanto aos aparelhos Android.

COMENTÁRIOS dos leitores