Histórico do YouTube pode ser auto deletado

Recurso anunciado em maio pode apagar dados com mais de 3 ou 18 meses

por Katarina Bandeira dom, 06/10/2019 - 12:00
Freepik Agora é possível escolher que os conteúdos sejam deletados do registros a cada 3 meses, a cada 18 meses ou manualmente Freepik

 No começo da semana o Google anunciou uma série de novos recursos para seus aplicativos, envolvendo o aumento da privacidade de seus usuários. Uma das ferramentas atualizadas foi o YouTube, que agora permite aos seus utilizadores a possibilidade de apagar automaticamente o tudo o que o usuário pesquisa e digita quando navega, bem como gravações de voz.

É possível escolher que os conteúdos sejam deletados do registros a cada 3 meses, a cada 18 meses ou manualmente. Após a clicar na opção de tempo a ferramenta oferece a opção de apagar todo o conteúdo na mesma hora ou "no futuro" - de acordo com as configurações do aplicativo. Depois do período escolhido o conteúdo sairá da conta do usuário permanentemente. 

Em maio, o Google anunciou que seria possível apagar automaticamente o Histórico de Localização e as Atividades na Web e de Apps gravados por seus produtos, além de outras funções que tentam garantir ainda, mas a privacidade dos usuários. Um exemplo, é a recente adição do modo Anônimo no aplicativo Maps.

Deletar conversas de voz

E se você acha que apenas o auto-deletar não é suficiente, a empresa anunciou que nas próximas semanas, será possível deletar conversas gravadas na conta do usuário via comando de voz. De acordo com a companhia, não será preciso ativar nenhum desses recursos, uma vez que eles serão atualizados automaticamente e só funcionarão quando solicitados pelos usuários.

No caso do Assistente de Voz, se o período de mensagens que deverá ser apagado for superior a mais de uma semana de conversas, ele vai abrir diretamente a página das configurações para que seja possível completar essa solicitação. As novidades serão lançadas em inglês nas próximas semanas, e estarão disponíveis nos demais idiomas em breve.

COMENTÁRIOS dos leitores