Novo portal tem conteúdo voltado à pessoas com deficiência

Desenvolvido por pesquisadores da USP, Portal D+ Informação traz conteúdo baseado em fontes confiáveis e com linguagem acessível voltada à inclusão

por Alex Dinarte seg, 04/11/2019 - 16:48
Divulgação / D+ Informação Home do novo portal que está no ar desde outubro Divulgação / D+ Informação

Está no ar um novo ambiente virtual de apoio à pessoas com Deficiência (PCD) e suas famílias. Elaborado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o Portal D+ Informação (https://demaisinformacao.com.br/) traz conteúdos educativos, textos sobre leis e direitos, relatos de experiência, artigos de pesquisas e notícias de interesse ao PCD, suas famílias e da comunidade em geral. Além disso, o conteúdo da plataforma assegura informações confiáveis, com base em evidências científicas e com linguagem acessível a todos os públicos.

A criação do portal é uma iniciativa viabilizada por membros do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Em entrevista ao Jornal da USP, o mestrando da EERP, Michel Marcossi Cintra, um dos autores da plataforma, diz que o D+ Informação pode garantir ainda mais a inclusão de pessoas com deficiência nos grupos sociais. "Temos como objetivo promover a autonomia, o empoderamento e participação das pessoas com deficiência na sociedade", explica.

Desde 2014, o Neurorehab trabalha na ampliação de ferramentas virtuais voltadas à integração das pessoas com deficiência. Os pesquisadores já desenvolveram, em parceria com outras universidades, a rede social D+ Eficiência, que, além dos deficientes, envolve familiares, cuidadores, médicos, instituições. "O uso da internet para buscar informações em saúde é crescente. Nós pesquisadores nos preocupamos com a clareza e qualidade das informações disponíveis para a sociedade", considera Letícia Corbo, aluna do mestrado na EERP e autora do projeto, ao Jornal da USP.

COMENTÁRIOS dos leitores