Edward Snowden e água: destaques da abertura do Web Summit

O ex-analista de sistemas de informática da inteligência americana falou sobre a forma como os indivíduos são controlados a partir da coleta dos dados

ter, 05/11/2019 - 08:02
Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile Arena principal da Web Summit recebeu mais de 20 mil pessoas na noite desta segunda Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile

LISBOA - Numa noite de clima ameno e público gigante, a Web Summit começou oficialmente na cidade de Lisboa com uma fala forte de Edward Snowden, o ex-analista de sistemas de informática da inteligência americana, que de que denunciou um sistema de vigilância massiva nos EUA, foi acusado de espionagem e hoje está exilado na Rússia. 

Por vídeo conferência ao vivo, ele falou sobre a forma como os indivíduos são controlados a partir da coleta dos dados e cravou frases de impacto como "Não são os dados que estão sendo explorados, são as pessoas", ao falar que um dos principais problemas das leis gerais de proteção aos dados começam já com seus nomes, pois protegem os dados e não as pessoas. Ele reforçou as acusações que fez, especialmente contra o governo americiano e suas agências de inteligência, em 2013 quando denuncinou o uso de "incontroláveis" sistemas de monitoramento contra a população. Ele questionou, em especial, como se controla os limites dessa vigilância e também destacou que para se proteger o indivíduo, é preciso proteger a sociedade como um todo. 

Confira a participação comlpeta de Edward Snowden no vídeo abaixo. 

Em seguida foi a vez das empreendedoras Michelle Zatlyan e Daniela Braga falarem sobre o ecossistema português de inovação e sobre a estrutra do mercado de Lisboa para o mundo tecnológico, destacando as possibilidades de investir e crescer na capital portuguesa. 

A noite de abertura também contou com o presidente da Huawei, Guo Ping, que falou sobre a futuro do 5G e apresentou um reposicionamento da marca, com novos investimentos em pesquisa e inovação, especialmente em inovação para dispositivos móveis. 

Antes do fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave declarar oficialmente aberta a edição 2019 da Web Summit ao lado do preito da cidade de Lisboa e do representante do governo português, o palco principal recebeu o ator e músico Jaden Smith, que também é co-fundador da 501CTHREE.org e da JUST water, Gary White, CEO e Co-fundador da Water.org e da WaterEquity e Paul O'Callaghan, Fundador da BlueTech Research, que conversaram um pouco com Laurie Segall, fundadora e CEO da Dot Dot Dot Media sobre os desafios da sustentabilidade e do consumo da água no mundo. 

Além de mostrar seus projetos e alertar para os perigos do uso excessivo da água, os convidados convocaram o público a empreender e desenvolver tecnologias capazes de amenizar os problemas da falta de água para consumo humano. 

EM NÚMEROS: A Web Summit já é considerada a maior conferência de tecnologia do planeta e em 2019 recebe, em Lisboa, pouco mais de 70 mil participantes, de 163 países, mais de 2500 jornalistas, 1200 palestrantes e pouco mais de 2000 startups, em diferentes momentos de desenvolvimento, e acontece até a próxima quinta-feira (7). Além das conferências, o evento tem espaço para a apresentaão das empresas, para o relacionamento com investidores, para mentorias e, principalmente, para a construção de networking. 

LeiaJá também

--> Com ingressos esgotados, Web Summit já agita Lisboa

COMENTÁRIOS dos leitores