EUA denuncia ex-funcionários do Twitter por espionagem

Acusados teriam agido a mando da família real saudita

qui, 07/11/2019 - 11:24

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (6) que promotores norte-americanos acusaram dois ex-funcionários do Twitter e um terceiro de espionar usuários da rede social críticos à família real da Arábia Saudita.

Os funcionários foram identificados como Ahmad Abouammo, cidadão dos EUA, e Ali Alzabarah, da Arábia Saudita. Já a terceira pessoa é o saudita Ahmed Almutairi, também acusado de espionagem.

Abouammo foi detido na última terça (5), mas os outros dois suspeitos fugiram para a Arábia Saudita e são alvos de mandados de captura internacional, informou a BBC. A acusação revela que eles teriam trabalhado em conjunto para acessar dados de contas da rede social de dissidentes na tentativa de entregá-los ao governo em Riad.

A imprensa ainda informa que nenhum deles tinham autorização para obter os detalhes privados dos usuários. A justiça norte-americana ainda explica que os suspeitos teriam recebido dezenas de milhares de dólares, além de relógios caros.

Até o momento, a Arábia Saudita não comentou a polêmica. De acordo com o jornal americano "New York Times", esta é a primeira vez que cidadãos sauditas são acusados de espionagem dentro dos Estados Unidos. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores