Time de Belém vai disputar campeonato nacional de robótica

Equipe formada por jovens de 11 a 15 anos se prepara desde junho para o TBR, maior competição educacional do país

ter, 19/11/2019 - 09:35
Divulgação Equipe Open Zoom: a caminho de competição nacional de robótica Divulgação

Cada vez o desafio das escolas e dos educadores cresce com tantos estímulos que disputam as atenções dos alunos, tão conectados a tudo. A tecnologia possibilita novos desafios aos jovens, como os meninos e meninas de Belém que estão se preparando para disputar o maior torneio de robótica educacional do país, em dezembro, na cidade de Garulhos, em São Paulo.

Daria Montenegro Goulart, João Pedro Mendes Fonseca, José Vitor Matos Monteiro Seabra, Luize Souza Barata, Marcelo Yan de Jesus Furtado, Marcos Gama Bengtson e Rodrigo Marques Matos da Silva são os sete jovens que estão dando o seu melhor na programação do NXT – o robô -, execução de projetos e desenvolvimentos de habilidades lógicas. Eles formam a equipe Open Your Mind, vencedora da etapa estadual do Torneio Brasil de Robótica (TBR), disputada em outubro. Em dezembro a equipe ruma na direção de um objetivo maior: o troféu de campeão nacional na categoria middle 2.

Os sete jovens são alunos da Zoom Pará, fundada em 2016, na cidade de Belém, após uma experiência exitosa em todo o país de ensino tecnológico para crianças e adolescentes. Segundo Alan Raiol, coordenador da equipe e técnico, a Zoom Pará vem preparando equipes para o TBR desde 2017, com suporte metodológico. “No TBR podemos avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócio-metodologico dos alunos e como eles são capazes de solucionar problemas e exercitar o espírito colaborativo em sua plenitude. É uma experiência que vai acompanhá-los por toda a vida”, acrescenta o professor de robótica.

Luize Barata, 12 anos, uma das mais experientes da equipe, vai disputar seu segundo torneio nacional. Ela diz que utilizar o tapete e colocar o NXT no ringue para realizar movimentos configura um momento inesquecível.

A energia positiva e a união da equipe, dos pais dos integrantes e dos colaboradores da Zoom é algo que deixa Carmen Raquel Matos Monteiro, mãe de José Vitor, muito realizada. José Vitor diz que vai levar consigo as amizades que fez, as missões que vivenciou e os desafios superados.

A equipe de Belém finaliza os treinos para afinar tudo. Também trabalha para arrecadar mais fundos para a viagem até São Paulo, por meio de uma vaquinha virtual (veja aqui).

Metodologia pioneira lançada em 2002, em São Paulo, a franquia Zoom education for life e o seu método do aprender fazendo utiliza os componentes e conjuntos de peças da LEGO, a gigante dinamarquesa que tem um braço educacional e desenvolve produtos e módulos de robótica – o chamado Lego Mindstorms NXT – aplicados na educação de jovens e adultos. O método engloba materiais didáticos, os conjuntos LEGO Education e o suporte pedagógico.

Da assessoria da equipe.

COMENTÁRIOS dos leitores