Por que participar de eventos de Hackaton?

Professor de Ciências da Computação explica o porquê é interessante alunos se envolverem nas atividades

qua, 27/11/2019 - 15:17
Sebastiaan ter Burg Sebastiaan ter Burg

Mais do que um encontro de empresas e desenvolvedores de soluções tecnológicas, o Hackathon é uma oportunidade única de designer, programadores, profissionais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento – ou não – de software se conhecerem e apontarem a resolução de soluções para desafios propostos. O evento é, na verdade, uma competição de inovação, às vezes sendo, até, de pessoas com o objetivo de abrir startups, assim como mostrar seus produtos ao mercado.

Segundo Alessandro Cerqueira, coordenador de Ciência da Computação da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, em eventos do gênero os inscritos recebem um problema, no qual precisam pensar em uma solução para resolvê-lo. “O Hackaton, geralmente, é uma competição de 24 ou 48 horas, são maratonas longas e cansativas, onde os competidores ficam no local e não podem sair. Lá eles comem e até dormem. Tudo para que, ao final do período, sejam apresentadas as resoluções às empresas que sugeriram determinado tema”, explica Alessandro.

Maratonas do gênero têm sido muito realizadas por empresas que investem na criação de soluções tecnológicas. Na última ocorrida no Rio, houve até a presença de autoridades como o Ministro da Tecnologia, Marcos Pontes. Mais do que isso, as empresas ali presentes querem o produto final, não aceitando apenas o conceito da ideia. É por isso que, de acordo com Alessandro, é interessante os estudantes de áreas correlatas participarem de congressos e atividades do gênero, já que para confecção do produto final, sempre serão acionados profissionais da computação. É uma maneira de fazer networking e contatos com empresas e startups.

Por Juney Freire

COMENTÁRIOS dos leitores