Windows 7 não vai mais ter suporte da Microsoft

A partir de 14 de fevereiro empresa não fará mais atualizações para o software

por Katarina Bandeira seg, 13/01/2020 - 15:53
Pixabay Upgrade gratuito para o Windows 10 encerrou dia 29 de julho de 2016 Pixabay

A partir desta terça-feira (14), usuários do sistema operacional Windows 7, podem dar adeus ao suporte oferecido pela Microsoft. Há um ano, a empresa anunciou que 2020 estaria encerrando a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update. A intenção é fazer com que os usuários migrem para o Windows 10.

Mas isso não quer dizer que seu computador vai parar de funcionar. Só que seu aparelho não estará seguro contra vírus e riscos de segurança. "O computador continuará sendo inicializado e executado, mas não receberá mais atualizações de software, incluindo atualizações de segurança, da Microsoft", afirma comunicado da empresa. 

Além disso, determinados jogos, como Gamão na Internet e Damas na Internet e o Guia Eletrônico de Programação para o Windows Media Center, estão agendados para serem descontinuados em janeiro de 2020. Infelizmente adquirir a versão mais moderna do Windows não é tão fácil.

O que pode ser feito?

A oferta de upgrade gratuito para o Windows 10 encerrou dia 29 de julho de 2016, então para obter o Windows 10 é preciso comprar um novo computador (se o seu for mais antigo) ou, se tiver um computador compatível, adquirir uma versão completa do software para fazer upgrade de seu dispositivo atual. “Recomendamos que você não instale o Windows 10 em um dispositivo mais antigo, pois alguns dispositivos Windows 7 não são compatíveis com o Windows 10 ou podem ter a disponibilidade de recursos reduzida”, alerta a Microsoft.

O suporte ao Internet Explorer do Windows 7 também será descontinuado em 14 de janeiro de 2020. Como um componente do sistema, o Internet Explorer segue o ciclo de vida de suporte do sistema operacional no qual ele está instalado.

COMENTÁRIOS dos leitores