Uber lança novo recurso para proteger usuários

U-Ajuda reconhece uma parada não prevista e pode iniciar uma checagem de forma automática, mostrando os recursos de segurança do app

por Katarina Bandeira qua, 22/01/2020 - 14:39
Pixabay nova ferramenta faz parte de uma série de novos recursos e iniciativas voltadas à segurança Pixabay

A Uber anunciou o lançamento de um novo recurso de segurança para seus usuários e parceiros, que deve começar a funcionar nas próximas semanas. A ferramenta, denominada U-Ajuda, poderá identificar possíveis situações de risco, como uma parada longa e não prevista durante a viagem. Eventos desse tipo vão acionar o recurso que possibilitará uma camada de segurança exclusiva no aplicativo da Uber

 Em caso de longas paradas o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem, enviando uma mensagem para o motorista e para o passageiro direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo. Entre as opções estão ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou até mesmo abrir um contato com a central de atendimento da Uber para casos não urgentes.

 A nova ferramenta faz parte de uma série de novos recursos e iniciativas voltadas à segurança anunciadas durante o evento global da empresa, realizado em São Paulo, em novembro. Ela utiliza dados do GPS e de outros sensores no smartphone para funcionar e começou a ser testada na última terça-feira (21). 

 Outros recursos anunciados pela empresa que devem reforçar a segurança de usuários e condutores são:

 U-Áudio - gravação de áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a rota, apenas para algumas regiões. Concluída a viagem, é possível informar algum problema encaminhando o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas a companhia garante que apenas ela tem acesso, caso o arquivo seja compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.

 Verificação de documentos - em testes no Chile tem o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo. Passageiros que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil ainda esse ano.

 U-Selfie - recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real que passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados - como piscar, sorrir, virar o rosto. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros.

 U-Código - recomenda ao usuário conferir as informações para ter certeza de que está entrando no carro certo, podendo receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. 

 Relato de problemas durante a viagem - Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o usuário e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais viagens juntos na plataforma da Uber.

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