Etapa regional do Torneio SESI de Robótica começa sexta

FIRST LEGO League (FLL) desafiará estudantes de 9 a 16 anos em Paulista

por Katarina Bandeira qua, 05/02/2020 - 14:17
FIEPE/Divulgação Torneio acontece sexta (7) e sábado (8) FIEPE/Divulgação

Começa na próxima sexta-feira (7), a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL). A competição desafiará estudantes entre 9 e 16 anos a pesquisar e propor soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, bem como construir e programar robôs autônomos. Ao todo, 40 equipes participarão da etapa regional, que acontecerá no SESI Paulista. Quem for classificado irá para a fase nacional, em São Paulo.

 Os estudantes terão que trabalhar com o tema da temporada 2019/2020, City Shaper. A ideia é ajudar a construir e a desenvolver cidades melhores para as próximas gerações. Serão levados em consideração os projetos que visem melhorar os problemas atuais do meio ambiente, da mobilidade, da acessibilidade e de desastres naturais.

Os competidores também terão que criar e programar robôs para cumprir 14 missões sugeridas no tapete FIRST LEGO League da temporada, capturando, transportando ou entregando objetos em uma arena. Os times terão direito a três rounds, de dois minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas. Cada equipe deverá ter entre dois e 10 estudantes.

O evento, que vai até sábado (8), terá quatro categorias avaliativas: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e valores. Os vencedores seguirão para a etapa nacional, em São Paulo, e os destaques serão classificados para a mundial. Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores