Maior feira de jogos do mundo, E3 2020 é cancelada

Será que não teremos nenhum evento de tecnologia este ano?

por Katarina Bandeira qua, 11/03/2020 - 13:39
Vincent Diamante/Flickr E3 de 2011, durante conferência da Sony Vincent Diamante/Flickr

Gamers de todo o mundo voltaram suas atenções para a internet durante toda a manhã, esperando notícias sobre o cancelamento da E3 2020. De acordo com o site oficial do evento, a feira de jogos mais importante do mundo foi realmente cancelada, na tarde desta quarta-feira (11). O motivo seria o mesmo que tem levado ao fim diversos eventos de tecnologia neste primeiro semestre, o aumento dos casos do novo Coronavírus e o medo de uma possível infecção. 

De acordo com o comunicado feito pela Entertainment Software Association (ESA), responsável pela organização da feira, a decisão teria sido tomada após consulta cuidadosa com as empresas-membro sobre a saúde e a segurança dos frequentadores do evento. “Tomamos a difícil decisão de cancelar o E3 2020, programado para os dias 9 e 11 de junho em Los Angeles”, diz o site. 

“Após preocupações crescentes e esmagadoras sobre o vírus COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes. Estamos muito desapontados por não podermos realizar este evento para nossos fãs e torcedores. Mas sabemos que é a decisão certa com base nas informações que temos hoje.

Nossa equipe entrará em contato diretamente com expositores e participantes com informações sobre o fornecimento de reembolsos completos”, explica a companhia organizadora.

Na dúvida, melhor cancelar

O calendário de feiras tecnológicas costuma reunir novidades importantes das marcas, permitindo sempre que público e imprensa tenham um gostinho prévio do que estar por vir. Porém, com o aumento dos casos do CONVID-19, principalmente nos Estados Unidos e Europa - onde a maioria desses encontros acontecem, grandes corporações têm tomado decisões radicais para evitar o aumento do contágio entre seus clientes e funcionários. Afinal, quanto mais gente aglomerada em um único local, maior as chances de infecção.

Entre os eventos que não devem acontecer este ano, por conta da epidemia, estão a Game Developers Conference, do Google, o F8 do Facebook, a GPU Technology Conference da Nvidia , o Google I / O 2020 , o SXSW em Austin. Até mesmo a Apple estuda o adiamento da Worldwide Developers Conference (WWDC), depois que o Departamento de Saúde Pública de Santa Clara proibiu, na última  terça-feira (10), a realização de reuniões em massa no condado por pelo menos três semanas, contando a partir de 9 de março. A cidade norte-americana é o local em que, geralmente, acontece o evento de programadores da maçã.

A solução está na internet 

Para não perder as datas de entrega grande parte das companhias - como a Huawei, o Google, o Facebook, entre outras, estão optando por fazer transmissões ao vivo. Além disso, muitas dessas empresas - incluindo a Microsoft - começaram a orientar seus funcionários a trabalharem de casa, principalmente, em locais onde os casos do SARS-CoV-2 tiveram aumento.

A própria E3 afirma estar estudando uma possível transmissão digital. “Também estamos explorando opções com nossos membros para coordenar uma experiência on-line para exibir anúncios e notícias do setor em junho de 2020. As atualizações serão compartilhadas no E3Expo.com”, diz o comunicado,

Apesar dos cancelamentos em massa ocorridos neste primeiro semestre, ainda é cedo para afirmar que todos os grandes eventos de tecnologia de 2020 serão adiados para o ano que vem. Entretanto, se até julho às coisas não melhorarem é possível que a única forma de conhecer novos produtos e jogos seja pela tela de um computador ou smartphone. Uma grande perda para quem precisa do network e gostaria de viver a experiência desse tipo de evento. 

COMENTÁRIOS dos leitores