Pesquisadores criam máscara elétrica autolimpante

Dispositivo foi idealizado pelo Instituto de Tecnologia de Israel

por Katarina Bandeira sex, 29/05/2020 - 14:59
Instituto Tecnologia de Israel (Technion)/Divulgação Máscara esquenta e destrói vírus que se acumulam no objeto Instituto Tecnologia de Israel (Technion)/Divulgação

Pesquisadores do Instituto Tecnologia de Israel (Technion) anunciaram um protótipo de máscara de proteção elétrica. O objeto, baseado no modelo da N95, será feito com fibras de carbono, sendo capaz de se autolimpar e até mesmo carregar um smartphone. A criação do objeto tem como finalidade a higienização mais rápida e eficaz do equipamento durante a pandemia do novo coronavírus.

"Nos EUA, por exemplo, são necessários aproximadamente 3,5 bilhões de máscaras para proteger contra uma epidemia aguda - 100 vezes mais do que o número de máscaras prontamente disponíveis. A falta imediata de máscaras também ocorreu em Israel e foi acelerada quando o Ministério da Saúde anunciou que o uso de máscaras é obrigatório", diz texto publicado no site do instituto. 

O criador da máscara elétrica é o professor Yair Ein-Eli, decano da Faculdade de Ciência e Engenharia de Materiais. O dispositivo idealizado por ele é uma máscara facial reutilizável que pode ser aquecida de maneira controlada - um processo que destrói vírus que se acumulam no objeto e a torna reutilizável. 

"Quando a camada de fibras é aquecida usando uma corrente baixa (2 amperes) de uma fonte prontamente disponível - como um carregador de telefone celular, conexão USB ou outros carregadores de dispositivos eletrônicos móveis - os vírus são destruídos", explica. Uma patente foi enviada aos EUA no dia 31 de março e o grupo de pesquisa está atualmente discutindo a comercialização com empresas industriais.

COMENTÁRIOS dos leitores