App usa reconhecimento facial para garantir uso de máscara

Aplicativo de transporte 99 usará reconhecimento facial para identificar uso de máscara por motoristas

por Katarina Bandeira ter, 02/06/2020 - 10:59
99/Divulgação Motoristas são orientados a fazer o reconhecimento facial pelo próprio app 99/Divulgação

A empresa de transporte por aplicativo 99 anunciou que irá implementar em todo o país uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar automaticamente o uso de máscara de proteção por motoristas e entregadores parceiros.  O sistema vai usar o recurso para identificar o uso de equipamento de proteção pelos motoristas da plataforma.

As novidades foram implementadas há três meses na China, desenvolvidas pela Didi Chuxing, dona da 99. No Brasil, as ferramentas funcionarão para motoristas do aplicativo e entregadores da 99Food, serviço de intermediação de entrega de comida da marca que funciona em algumas cidades brasileiras.

Além das mensagens educativas, a partir de 9 de junho, aqueles que não passarem no teste não poderão se conectar ao app. A empresa também vai pedir uma declaração de temperatura e condição de saúde dos motoristas, além de perguntar se eles possuem álcool no carro para desinfectar o veículo

Como funciona

De acordo com a empresa ao se conectar ao app, aos motoristas são orientados a fazer o reconhecimento facial pelo próprio app para verificar o uso da máscara. O condutor deve fazer uma selfie do rosto para mostrar se a máscara está cobrindo nariz, boca e queixo. Caso seja aprovado, poderá dirigir normalmente. Se não, ele pode regularizar a situação pedindo revisão pelo app.

COMENTÁRIOS dos leitores