Confira as melhores ferramentas para reuniões online

Do trabalho ao lazer, encontrar pessoas virtualmente tem sido essencial durante a quarentena

por Katarina Bandeira sex, 19/06/2020 - 12:44
Microsoft/Divulgação Microsoft Teams tem sido um dos mais utilizados pelas empresas Microsoft/Divulgação

No começo do isolamento social, em abril, nós fizemos uma lista com alguns aplicativos para que você pudesse encontrar amigos, clientes e gestores virtualmente. Esta tem sido a opção mais segura de manter contato, enquanto ainda estamos passando pela pandemia do novo coronavírus. Porém, muita coisa mudou de lá para cá. Aplicativos se tornaram gratuitos, aumentaram o número de participantes e tiraram o tempo mínimo de duração das videoconferências. Pensando nisso, resolvemos refazer a lista com os melhores apps para fazer reuniões online. Confira:

Messenger rooms

O Facebook surpreendeu a todos ao anunciar um recurso de videochamada que agrupa até 50 participantes. O Messenger Rooms permite ao usuário iniciar e compartilhar as salas na rede social por meio do feed de notícias, grupos e eventos. Mesmo assim não é preciso ter uma conta no Facebook para participar do chat. Quem criar a sala pode compartilhá-la através de um link, com qualquer pessoa e os participantes não precisarão baixar, entrar ou se conectar ao Messenger para participar da ligação. Além disso, os bate-papos criados podem ser privados ou abertos para todo tipo de pessoa. Veja como criar sua sala aqui.

WhatsApp

Além de ganhar um botão que facilita a criação de uma sala no Messenger Rooms, o WhatsApp também ampliou o número de participantes em sua plataforma. É possível reunir até oito pessoas (contando com o anfitrião) em uma única reunião o que facilita a comunicação, uma vez que uma grande parte das pessoas é adepta ao aplicativo. 

Microsoft Teams

Mas se você está procurando algo mais voltado para o trabalho o Microsoft Teams pode ser a opção ideal. Ele possui duas versões, uma paga e uma gratuita e pode ser acessado tanto do computador quanto do smartphone. Podem participar de uma mesma reunião até 250 pessoas, além de que, o aplicativo conta com mais de 200 recursos que permitem trocar o plano de fundo (no PC), criar diferentes salas para diferentes propósitos, armazenamento e mais. Outra vantagem é a integração com o Skype - outra excelente ferramenta de videoconferência.

Zoom

Um dos aplicativos mais polêmicos, o Zoom conquista pelo layout, uma vez que as janelas dos participantes ficam uma ao lado da outra, formando uma grade. Apesar de ter sido alvo de falhas de segurança, recentemente a plataforma anunciou que disponibilizará criptografia de ponta para todos os seus usuários. Além disso, o limite de 40 minutos, da versão gratuita da ferramenta, não existe mais, possibilitando aos usuários passarem mais tempo em suas reuniões.

Google Meet

Google Meet Um dos produtos que mais cresceu em utilização foi o Google Meet. Ele faz parte de todo um ecossistema da empresa com apps que permitem videoconferências para diferentes necessidades, como o Google Duo, Hangouts, entre outros. Qualquer pessoa que tenha um e-mail do Gmail pode fazer uma reunião de vídeo segura e de alta qualidade, seja em smartphones Android ou iOS. O diferencial do Meets é a possibilidade de programar as reuniões usando a Agenda do Google, além de começar as reuniões a partir do próprio Gmail, em um ícone do lado esquerdo da tela (para PC). Confira dicas do próprio Google para usar a ferramenta.

COMENTÁRIOS dos leitores