Adeus Intel. Macs da Apple terão processador original

Chamando de ‘Dia histórico para o Mac’, Tim Cook, apresentou o novo Apple Silicon

por Katarina Bandeira seg, 22/06/2020 - 16:39
Reprodução/YouTube CEO da Apple, Tim Cook, disse que este é um dia histórico para a empresa Reprodução/YouTube

Um dos anúncios mais esperados da WWDC 2020, evento de desenvolvedores da Apple, que começou nesta segunda-feira (22), era a confirmação da troca dos processadores Intel por novos chipsets originais da empresa. A confirmação veio após a apresentação do macOS Big Sur, em transmissão ao vivo. O evento também trouxe novidades sobre  iOS, iPadOS, tvOS e watchOS.

Chamando de “Dia histórico para o mac”, o CEO da Apple, Tim Cook, detalhou as transições para o PowerPC, OS X 10 e apresentou a substituição dos chips Intel por processadores Apple Silicon, de fabricação própria, em seus próximos computadores. Entre as promessas feitas para a novidade estão novos níveis de desempenho e muito menos consumo de energia para os computadores da maçã. 

Os aplicativos profissionais da Apple serão atualizados para dar suporte ao novo Apple Silicon no macOS Big Sur, e a companhia espera que os desenvolvedores atualizem seus apps para o sistema. "A grande maioria dos desenvolvedores pode colocar seus aplicativos em funcionamento em questão de dias", afirma Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

A Microsoft é uma das empresas que já está trabalhando nas atualizações do Office para o novo Silicon do Mac, com o Word e o Excel sendo executados nativamente nos novos processadores. A mudança vem acompanhada do novo macOS Big Sur, que inclui uma grande reformulação do macOS e apresenta atualizações nos aplicativos internos do Messages and Maps.

COMENTÁRIOS dos leitores