WWDC 2020: Confira tudo que foi anunciado para o iOS 14

Widgets na tela inicial, uma nova App Library, atualizações para Siri e muito mais

por Katarina Bandeira seg, 22/06/2020 - 15:38
YouTube/Reprodução Evento para desenvolvedores apresenta diversas novidades no iOS 14 YouTube/Reprodução

A Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC 2020) começou nesta segunda-feira (22). A empresa da maçã anunciou novidades para todos os seus sistemas operacionais, iOS, iPadOS, macOS, tvOS e watchOS, começando pelo tão esperado iOS 14. Além disso, o evento da companhia, começou falando sobre o assassinato de George Floyd e os impactos do coronavírus na vida das pessoas. "Hoje, o mundo está contando conosco e com a experiência dos produtos que nós criamos", disse o CEO da companhia, Tim Cook.

Widgets

A primeira apresentação foi sobre o iOS 14 e muito do que esperávamos foi anunciado. A maior mudança talvez seja a integração dos widgets que passam a ser adicionados à tela inicial principal, ao lado dos aplicativos, e aparecem em diferentes tamanhos. Para adicioná-los há uma nova "galeria de widgets", na qual os usuários podem personalizá-los com facilidade e um novo "Smart Stack" que mostra automaticamente aplicativos relevantes com base na hora do dia, na tela inicial. 

App Library e Vídeos

Outra mudança é a nova App Library. O recurso passa a agrupar e organizar os aplicativos automaticamente (mas você pode fazer isso manualmente também), em grupos e listas.  Apple passou a permitir que os usuários ocultem aplicativos na tela inicial "principal", puxando automaticamente todos os seus aplicativos agrupados em um mesmo tema de uma vez. 

O "Picture and picture" ou "Imagem e imagem" serve para que você não precise parar de assistir vídeos quando acessar outros aplicativos. Assim como no macOS, os vídeos se sobrepõe aos aplicativos e podem ser ajustados em tamanho ou recolhidos na lateral da tela para continuar reproduzindo áudio em segundo plano.

Siri e tradução de idiomas

Siri volta mais compacta do que nunca. Ao invés de ocupar toda a tela do aparelho, ela vira um pequeno botão virtual que não atrapalha o que você estiver fazendo no smartphone. Ela agora pode mandar mensagens de áudio ao invés de apenas digitar enquanto você está falando.

Assim como o Google Translate, Apple também lançou o seu próprio app de tradução em 11 línguas, incluindo português. Os usuários poderão inserir texto ou ditar mensagens e traduzi-las para inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, português e russo serão suportados no lançamento.

Memojis com stickers, máscaras e respostas em grupo

O recurso Mensagens também está recebendo novidades. No iOS 14, você poderá fixar contatos e conversas importantes na parte superior do aplicativo Mensagens. Os Memojis também trazem novos acessórios - incluindo uma opção de máscara, para lembrar os usuários das formas de proteção em meio a pandemia de coronavírus. Por fim, a Apple também está adicionando novas conversas encadeadas em bate-papos em grupo e

menções em que você pode escolher ver apenas as mensagens direcionadas a você ou responder diretamente a quem estiver falando

Apple Maps 

Com curadoria de empresas como Zagat ou AllTrails o app de mapas vai fornecer melhores recomendações para lugares novos. suporte para ciclistas, com instruções específicas para andar quem prefere andar de bicicleta, levando em consideração a elevação, ciclovias, escadas e estradas. Por enquanto, este recurso será lançado apenas em Nova York, Los Angeles, Bay Area de San Francisco, Xangai e Pequim. 

Há também um novo para rastrear locais que permitem recarregar carros elétricos, levando em consideração a altitude e o clima, e as estações compatíveis com o veículo. A Apple está trabalhando com a BMW e a Ford e, embora nenhum carro específico tenha sido anunciado, a empresa revelou um recurso específico para uma das montadoras.  Um suporte para chaves de carro NFC com o iOS 14, com o BMW 521 2021 definido para ser o primeiro a suportar o recurso. Os passes NFC são armazenados no Secure Enclave da Apple para segurança e podem ser compartilhados com outros usuários do iOS, proporcionando acesso temporário ao seu veículo.  Este novo recurso de chave do carro também chegará ao iOS 13.

Por fim temos o “App Clip”, que são uma forma de acessar pequenas partes de aplicativos, quando você precisar, sem exigir que os usuários instalem um aplicativo completo. Os clipes de aplicativos oferecem suporte ao Login With Apple, para evitar a necessidade de criar novas conta e podem ser acessado novamente através da nova App Library, além de trabalhar com o Apple pay. Para acompanhar os App Clips, a Apple está lançando um novo formato de código QR que usa códigos visuais e NFC para acessar rapidamente os App Clips.

COMENTÁRIOS dos leitores