Google vai te dizer por que uma empresa está te ligando

'Chamada verificada' mostra nome, logo e assunto da ligação

por Katarina Bandeira sex, 26/06/2020 - 16:35
Freepik Recurso depende que empresas passem informações para a gigante Freepik

Usuários de telefones Android vão ficar felizes em saber que o Google disponibiliza um recurso de chamadas verificadas que mostra o nome, o logotipo e o motivo de uma empresa estar ligando para você. O objetivo da gigante da internet é evitar golpes e fraudes via chamadas telefônicas.

De acordo com a página de suporte da empresa, as "chamadas verificadas" funcionam com ajuda das próprias empresas. Antes de fazer a ligação, a companhia envia ao servidor dedicado o número de telefone da empresa e o motivo da chamada, como "Agendar a instalação da Internet" ou "Sua entrega de comida".

O Google vai enviar essas informações para o app Telefone no dispositivo. Dessa forma, quando a empresa ligar, o aparelho vai comparar as informações de chamadas recebidas com as informações que o Google recebeu da companhia. Se existir uma correspondência, o app Telefone exibe a chamada como uma Chamada Verificada. Após a verificação, o Google promete excluir seu número de telefone e o motivo da chamada do servidor de verificação. 

A verificação é automática e só não aparece se você desativar a Chamada Verificada, não tiver o app Telefone do Google ou não adicionou o seu número de telefone à sua Conta do Google.

COMENTÁRIOS dos leitores