Criador do antivírus McAfee é preso na Espanha

A polícia prendeu o empresário de 75 anos no sábado (3) quando ele se preparava para voar para Istambul

ter, 06/10/2020 - 09:50
Adalberto ROQUE O milionário americano John McAfee, fundador da empresa de antivírus de mesmo nome, durante entrevista à AFP em seu iate em 4 de julho de 2019 Adalberto ROQUE

John McAfee, criador do famoso antivírus informático e reivindicado judicialmente pelos Estados Unidos por evasão fiscal, foi preso no aeroporto de Barcelona - informou a polícia espanhola, nesta terça-feira (6).

A polícia prendeu o empresário de 75 anos no sábado (3) quando ele se preparava para voar para Istambul. Ele se encontra em prisão preventiva perto de Barcelona, disse uma fonte da polícia à AFP.

Sua prisão foi divulgada um dia depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos detalhar a acusação de McAfee. Ele não teria, entre outras, declarado a renda milionária obtida de atividades como a promoção de criptomoedas, ou a venda de direitos de um documentário de televisão sobre sua vida.

A acusação, estabelecida em junho e revelada na segunda-feira (5), aponta que McAfee não pagou impostos de 2014 a 2018, apesar de ter recebido "receitas consideráveis" de várias fontes.

McAfee teria evitado o pagamento de impostos, ordenando que sua renda fosse depositada nas contas de terceiros, incluindo contas em criptomoedas.

Ele também é acusado de esconder seus bens da administração tributária dos Estados Unidos: imóveis, um iate e um carro, os quais também estariam em nome de outras pessoas.

Segundo a polícia espanhola, as autoridades americanas emitiram um mandado de busca por intermédio da Interpol e agora aguardam sua extradição.

McAfee fez fortuna na década de 1980 com seu antivírus homônimo, que ainda leva seu nome. Desde então, tornou-se um guru no mundo das criptomoedas e chegou a afirmar que ganhava 2.000 dólares por dia com elas. Conta com quase um milhão de seguidores no Twitter.

O empresário desencadeou toda uma saga na mídia quando, enquanto vivia em Belize, um vizinho seu, um americano de 52 anos, foi misteriosamente assassinado em 2012.

O crime não foi solucionado e, quando a polícia foi ao local para investigar, encontrou-o morando com uma garota de 17 anos e com um grande número de armas em casa. McAfee não perdeu tempo em deixar o país centro-americano, em uma fuga que deixou a imprensa em suspense por mais de um mês.

A família do falecido entrou com um processo por homicídio culposo e, no ano passado, um tribunal da Flórida ordenou que o empresário pagasse mais de 25 milhões de dólares de indenização.

COMENTÁRIOS dos leitores